A seleção dos prémios Erasmus procura identificar os projetos que foram particularmente bem-sucedidos no âmbito do Programa e que se consideram representativos dos diferentes setores da educação e formação, tendo em conta os objetivos, atividades, grupos-alvo e resultados, no sentido de promover o reconhecimento, a visibilidade e o impacto das atividades financiadas e dos resultados alcançados ao abrigo do Erasmus+.
Indicadores da Mobilidade Erasmus+ Out
- Aumentar o impacto dos projetos selecionados, transferindo os seus resultados (tangíveis e intangíveis) para outros grupos-alvo, partes interessadas, decisores políticos, etc.;
- Sinalizar o tipo de projetos que o Erasmus+ apoia no âmbito das suas várias ações-chave;
- Promover a qualidade na educação e formação, inspirando outros a participar e a desenvolver iniciativas semelhantes (com ou sem o apoio da UE) e que possam, assim, apoiar e acelerar as mudanças através da aprendizagem resultante da partilha de práticas e conhecimento;
- Possibilitar que as Agências Nacionais e própria Comissão Europeia reconheçam e divulguem as atividades apoiadas e os resultados alcançados pelo Programa.
Os exemplos de boas práticas são selecionados anualmente entre os projetos com classificação mais elevada na avaliação do relatório final e que melhor representam os objetivos de cada ação-chave e setor.
São projetos que se destacam dos demais, não só pela boa gestão financeira, mas também pela sua relevância em termos de prioridades políticas no campo da educação e formação, e pelos resultados alcançados que podem servir de inspiração para outros.
A seleção, de caráter anual, é realizada com base num conjunto de critérios quantitativos e qualitativos estabelecidos pela Comissão Europeia (CE) para o Programa Erasmus+, nomeadamente:
- projetos com classificação superior a 80% na análise do relatório final;
- projetos com desempenho qualitativo relevante nas seguintes dimensões: impacto, transferibilidade, inovação, sustentabilidade, comunicação e gestão financeira.
Todos os projetos Erasmus+ classificados como boa prática são identificados como tal na Erasmus+ Project Results Platform, encontrando-se fácil e publicamente acessíveis nesta plataforma da Comissão Europeia. Alguns destes projetos são utilizados como exemplos para ilustrar as ações e os resultados do Programa, quer a nível central (CE), quer a nível nacional.
Com os objetivos acima referidos, a Agência Nacional Erasmus+ premeia os melhores exemplos destas boas práticas numa cerimónia pública anual e em ações de divulgação variadas.
A seleção das melhores práticas é feita por análise de candidaturas apresentadas, em resposta a convite, por instituições cujos projetos terminaram com uma pontuação superior a 80%.
Os critérios desta seleção são descritos em documento próprio, regulamento, redigido anualmente para cada convite.
As candidaturas apresentadas são analisadas por júri composto por elementos externos, presidido pela diretora da Agência Nacional ou por alguém por esta nomeado.
Prémios Erasmus+ em 2023
A Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, Mafra, foi o palco para a Gala de entrega dos Prémios Erasmus+, referentes a 2023.
Este evento distinguiu os melhores projetos Erasmus+ terminados em 2023, divididos em 9 categorias, sendo elas relacionadas com Mobilidade e Parcerias de Cooperação dos quatro setores da Educação e Formação e Mobilidade ICM do Ensino Superior.
Como tem sido hábito, nesta Gala foram também distinguidos os projetos geridos pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.
Vencedor
A “CLILAR” juntos, articulamos e melhoramos | Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra do Montijo
Menções honrosas
IMPROVE&DEVELOP+ | Agrupamento de Escolas de Arrifana, em Santa Maria da Feira
Rumo a uma Escola Melhor | Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, em Cinfães
Vencedor
Between Mnemosyne and Terpsichore – Heritage Sites and Contemporary Dance for the promotion of critical thinking among pupils | Parques de Sintra – Monte da Lua
Menções honrosas
Creating a new Inclusion Vocabulary to foster acceptance of sexual orientation among teachers and students in high schools | Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto
T-SHIRT – Tools on Supporting the fight for Issues of GendeR Traditionality and disparities | Casa do Professor
Vencedor
Cerco Inclusivo | Agrupamento de Escolas do Cerco, no Porto
Vencedor
Entrepreneurial Women In ICT – Enhancing Skills to Bridge Digital Divide | Instituto de Tecnologias Avançadas para a Formação
Menções honrosas
LEather Goods Integrated Action – Innovative Training for the Leather Goods sector across Europe (LEIA) | Centro Tecnológico do Calçado de Portugal
Training for sustainable employment of youth and young adults (TSEMY) | E.I.A. – Ensino, Investigação e Administração
Vencedor
Universidade Nova de Lisboa
Menções honrosas
Instituto Politécnico de Leiria
Instituto Politécnico de Setúbal
Vencedor
MULTICULTURALCARE PROJECT – MulticulturalCare: Educating students through innovative learning methods to intervene in multicultural complex contexts | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Menções honrosas
QUILL- Quality in Language Learning | Instituto Politécnico de Bragança
FrontWinners – (Re)Skilling for Mentors with Immersive Experiences | Pólo de Literacia Digital do Instituto Politécnico de Santarém
Vencedor
ALLL-IN (Action Long Life Learning – Inclusion) | Almada Mundo Associação Internacional de Educação, Formação e Inovação
Menções honrosas
Projeto JAEA (Juntos Ajudamos, Ensinamos e Aprendemos) | Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, na Madeira
Capacitar para Cuidar ativaMente | Fundação Otília Murta Lourenço e marido Dr. José Lourenço Júnior
Vencedor
ACT 4 INCLUSION – LIFE IN THEATRE | Rosto Solidário – Associação de Desenvolvimento Social e Humano
Menções honrosas
Living more sustainable lives: circular solutions for refugees’ integration in Europe | Conselho Português para os Refugiados
(In) Different Journey | Glocalmusic, Grémio para o Desenvolvimento da Música Criativa
Vencedor
Instituto Politécnico de Ensino Superior de Beja
Menções honrosas
ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
MOBILE UP | Universidade do Porto
Boas Práticas em 2022
“Educação em Foco” | Coordenadora: Andreia Santos
“(IN)School – Developing Skills For Life” | Coordenadora: Marta Peixoto
“Mult’Culture – Promote Education For Cultural Heritage” | Coordenadoras: Alexandra Ferreira e Margarida Mota
“IN-QUAL” | Coordenadora: Fátima Matias
“EptoEuropa VIII” | Presidente: Daniel Costa
“Moinhos V – Formar para Inovar” | Coordenadora: Joana Galvão
“Higher Education Student and Staff Mobility Project” | Coordenadora: Sofia Florentino
“UMove(ME)” | Coordenadora: Ana Esteves
“Univercity Action Lab – Ucitylab” | Coordenadora: Catarina Dias
“BASE – A Bairros, o Adulto e a sua Educação” | Coordenadora: Filipa Bolotinha
“Digitalise Me” | Coordenadora da Associação: Ana Durão