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Prioridades

Prioridades Horizontais

Anualmente, a Comissão Europeia define prioridades e objetivos comuns a alcançar a nível do Programa Erasmus+ nos diferentes domínios de educação e formação, entre outros.

As grandes preocupações europeias ao nível da Educação e Formação são traduzidas em prioridades horizontais do Programa Erasmus+, nomeadamente:

Consultar o Guia do Programa para mais informações sobre as Prioridades

O Programa visa promover a igualdade de oportunidades e de acesso, inclusão, diversidade e equidade em todas as suas ações.

As organizações e os próprios participantes com menos oportunidades estão no centro destes objetivos e, com isso em mente, o programa coloca mecanismos e recursos à disposição das organizações.

Ao projetar seus projetos e atividades, as organizações devem ter uma abordagem inclusiva, tornando-os acessíveis a uma ampla gama de participantes.

Para o conseguir, as Agências Nacionais são vitais no apoio a projetos com o objetivo de serem tão inclusivos e diversificados quanto possível.

Partindo dos princípios e mecanismos europeus, as agências nacionais elaborarão planos de inclusão e diversidade para responder de forma adequada às necessidades dos participantes com menos oportunidades e para apoiar as organizações que trabalham com estes grupos-alvo no seu contexto nacional.

Por forma a implementar esses princípios, existe a Estratégia de Inclusão e Diversidade, que cobre todos os setores do programa, por forma a facilitar o acesso ao financiamento a uma maior diversidade de organizações e chegar a mais participantes com menos oportunidades e que estabelece, também, um “framework” para os projetos, apoiados pelo programa, que pretendem trabalhar assuntos relacionados com a inclusão e a diversidade.

Esta Estratégia visa ajudar a ultrapassar as barreiras que diferentes grupos tendem a enfrentar no acesso às oportunidades existentes, dentro e fora da Europa.

Para mais Informação sobre esta prioridade consulte o Guia do Programa.

A crise provocada pelo COVID-19 realçou a importância da educação digital para transformação digital que a Europa necessita. Em particular, veio dar enfase á necessidade crescente de aproveitar o potencial das tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem e para o desenvolvimento de competências digitais.

Em linha com as prioridades estratégicas do Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2017), o programa procura apoiar este esforço para envolver os alunos, professores, jovens trabalhadores, jovens e organizações no caminho para a transformação digital.

O programa Erasmus+ irá apoiar a primeira prioridade estratégica do plano de ação, o desenvolvimento de um ecossistema de alta performance de educação digital, assim como a segunda prioridade estratégica através do apoio a ações que visem melhorar as competências digitais e o desenvolvimento de capacidades a todos os níveis sociais e para todos.

Em linha com estas duas prioridades estratégicas do Plano de Ação, será criado o European Digital Education Hub para melhorar a coordenação da educação digital ao nível da Europa e contribuir para o intercâmbio de boas práticas de investigação e investigação experimental.

Para mais Informação sobre esta prioridade consulte o Guia do Programa.

O ambiente e a ação climática são prioridades essenciais para a UE agora e no futuro.

Pacto Ecológico Europeu é a nova estratégia europeia de crescimento e reconhece o papel fundamental das escolas, instituições de formação e universidades para envolver os alunos, pais e a comunidade em geral para as mudanças necessárias para uma transição bem-sucedida e tornar-se ambientalmente neutra até 2050.

O programa será, portanto, um instrumento fundamental para a construção de conhecimentos, competências e atitudes em relação às alterações climáticas e ao desenvolvimento sustentável, tanto na União Europeia como fora dela.

O programa Erasmus + aumentará o número de oportunidades de mobilidade em áreas verdes voltadas para o futuro, que fomentem o desenvolvimento de competências, aumentem as perspetivas de carreira e envolvam os participantes em áreas disciplinares que são estratégicas para o crescimento sustentável do nosso planeta, com especial atenção para o desenvolvimento do meio rural (agricultura sustentável, gestão de recursos naturais, proteção do solo, bio-agricultura). Além disso, o Erasmus +, com mobilidade como génese, deve fazer um esforço e contribuir para a neutralidade carbónica, promovendo modos de transporte sustentáveis ​​e um comportamento mais responsável.

Para mais Informação sobre esta prioridade consulte o Guia do Programa.

O Programa dirige-se à limitada participação dos cidadãos nos seus processos democráticos e à sua falta de conhecimento sobre a União Europeia, e tenta ajudá-los a superar as dificuldades de envolvimento e promover a participação ativa nas suas comunidades ou na vida política e social da União.

Reforçar a compreensão dos cidadãos sobre a União Europeia desde tenra idade é crucial para o futuro da União. Para além da educação formal, a aprendizagem não formal pode melhorar a compreensão dos cidadãos sobre a União Europeia e fomentar o sentimento de pertença.

O Programa apoia a cidadania ativa e a ética na aprendizagem ao longo da vida; promove o desenvolvimento de competências sociais e interculturais, o pensamento crítico e a literacia mediática.

Neste campo a prioridade é dada a projetos que ofereçam oportunidades de participação das pessoas na vida democrática, envolvimento social e cívico por meio de atividades de aprendizagem formal ou não formal.

A tónica é colocada na sensibilização e compreensão do contexto da União Europeia, nomeadamente no que diz respeito aos valores comuns da UE, aos princípios da unidade e da diversidade, bem como ao seu património social, cultural e histórico.

Para mais Informação sobre esta prioridade consulte o Guia do Programa.

Prioridades específicas

Segundo o WP 2022, as prioridades europeias no contexto nacional irão promover projetos que abordem as seguintes dimensões (nomeadamente projetos de apoio envolvendo tópicos relacionados):

  • Internacionalização em todos os setores, para promover o estabelecimento de parcerias e partilha de conhecimento, relações internacionais e cooperação, pesquisa e transferência de inovação, comunidade e inclusiva participação, bem como desenvolvimento de competência/habilidades;
  • Sinergias, de acordo com a abordagem do Programa, através do reforço da complementaridade de utilização dos fundos;
  • Prevenção do abandono escolar precoce no Ensino Escolar, entre outros;
  • Apoiar o pessoal de Educação e Formação em todos os setores, para promover a consolidação de iniciativas e projetos Erasmus+;
  • Participação de instituições de Educação e Formação de menor densidade populacional e territórios ultraperiféricos, apoiando a inclusão de grupos-alvo com menos oportunidades
  • Contribuir para resolver as desvantagens na aprendizagem, o abandono escolar precoce e baixa proficiência em competências de base;
  • Apoiar os professores, os dirigentes escolares e outros docentes;
  • Desenvolvimento de competências essenciais;
  • Promover uma abordagem abrangente para o ensino e a aprendizagem das línguas;
  • Promover o interesse e a excelência em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTEM) e a abordagem CTEAM;
  • Desenvolver sistemas de educação e cuidados na primeira infância de alta qualidade;
  • Reconhecer os resultados da aprendizagem para os participantes na mobilidade para fins de aprendizagem transfronteiriça.
  • Adaptação às necessidades do mercado de trabalho;
  • Aumentar a flexibilidade das oportunidades;
  • Contribuir para a inovação;
  • Aumento da atratividade;
  • Melhorar a garantia de qualidade;
  • Criação e aplicação de estratégias de internacionalização.
  • Melhorar a disponibilidade de oportunidades de aprendizagem
    de elevada qualidade para adultos
  • Criar percursos de melhoria de competências, melhorar a acessibilidade e aumentar a adesão de adultos
  • Melhorar as competências dos educadores e outro pessoal de educação de adultos
  • Melhorar a garantia de qualidade na educação de adultos
  • Desenvolvimento de centros de aprendizagem orientadores para o futuro
  • Desenvolver o Erasmus+ entre todos os cidadãos e todas as gerações

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