A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e a rede PERIN organizaram duas sessões temáticas no Encontro Ciência ’22, nos dias 16 e 17 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa.

Moderada por Gustavo Alva-Rosa, chefe de equipa do Setor do Ensino Superior na ANE+EF, no dia 16, realizou-se a sessão alusiva aos 35 anos do Programa Erasmus+, que contou com a participação remota de José Fernandez Arroyo, Chefe de Divisão na DGEAC, que em representação da Comissão Europeia, falou sobre o Erasmus+ e o seu contributo ambiental através do Erasmus Green Deal.

Esta sessão contou também com Rita Dias, Presidente da Erasmus Student Network Portugal, que abordou a temática da sustentabilidade no âmbito do programa, os contributos na rede para que o Erasmus verde seja uma realidade e ainda os problemas que os estudantes ainda têm na hora de ser “mais verdes”.

Gustavo Alva-Rosa apresentou também as novidades do Novo Programa Erasmus+, que decorrerá até 2027, e ainda as prioridades transversais a todos os setores.

No dia seguinte, 17 de maio, a sessão foi dedicada às Universidades Europeias. Sob a moderação de Dina Amaro, do Politécnico de Leiria, Manuel Gameiro da Universidade de Coimbra apresentou a EC2U – European Campus of City – Universities, Raquel Barreira do Instituto Politécnico de Setúbal deu a conhecer a E³UDRES² e Sílvia Socorro, da Universidade da Beira Interior, falou aos presentes sobre a UNITA – Universitas Montium.

Tornou-se evidente que a iniciativa das Universidades Europeias permite desenvolver uma cooperação transnacional mais profunda entre as instituições de ensino superior (IES), além de promover a qualidade, diversidade, inclusão e atratividade do ensino superior europeu e da investigação e inovação, contribuindo para dar os primeiros passos na transformação social verde e digital e construir um futuro sustentável, reforçando simultaneamente o papel da Europa no mundo.