Concerto 35 anos do Programa Erasmus
Dia 9 de dezembro, no Museu do Dinheiro, em Lisboa, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e com o apoio do Banco de Portugal, a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação encerra o seu plano de comemorações do 35º aniversário do Programa Erasmus, com um concerto da Orquestra Sem Fronteiras.
O maior programa de mobilidade do mundo e um dos mais bem-sucedidos programas da União Europeia celebrou, durante este ano de 2022, o seu 35.º aniversário! Para o culminar destes festejos, a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação convidou a Orquestra Sem Fronteiras (OSF) para um concerto comemorativo dirigido pelo Maestro Martim Sousa Tavares.
Durante estes 35 anos, o Erasmus permitiu valorizar a formação académica e/ou profissional de mais de 12 milhões de jovens e outros participantes, permitiu também que estes desenvolvessem outras importantes competências amplamente reconhecidas pelo mercado de trabalho.
Porém, mais importante do que tudo isto, o Erasmus contribuiu decisivamente para a formação dos jovens europeus como cidadãos abertos e disponíveis para compreender as diferenças socioculturais existentes na Europa e fazer deste diverso espaço geográfico, um espaço de comunhão de valores.
Assim, celebrar o Erasmus é celebrar a União Europeia e os seus valores, sempre relembrando as palavras de Robert Schuman, proferidas em 9 de maio de 1950, ao propor a criação da primeira Comunidade Europeia para que a guerra fosse não só impensável como materialmente impossível e que ganham especial significado nos dias difíceis em que vivemos.
“Para encerrar as atividades deste ano, foi com muita alegria que que convidámos a Orquestra Sem Fronteiras, que recebeu, neste ano de 2022, o Prémio Carlos Magno para a Juventude atribuído pelo Parlamento Europeu, para que nos permitisse escutar a música executada por estes jovens artistas que desenvolvem eles próprios um projeto inclusivo e atento aos valores europeus”, afirma Ana Cristina Perdigão Diretora Geral da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
A OSF, que conta com Direção Musical de Martim Sousa Tavares, foi fundada em Idanha-a-Nova em 2019, e leva a cabo uma missão de promoção do talento jovem nacional, agrupando músicos naturais e residentes no interior do nosso país, ao mesmo tempo que investe na descentralização da programação cultural. Para além da atividade concertística, a OSF privilegia fortemente os aspetos pedagógicos e sociais da sua programação, oferecendo um leque amplo de iniciativas sempre de carácter gratuito para todos os participantes.
A OSF tem o estatuto de Utilidade Pública Cultural, sendo vencedora do Prémio Carlos Magno para a Juventude 2022, uma iniciativa do Parlamento Europeu para a promoção dos valores de união na Europa. Foi ainda, no passado 24 de Junho de 2022, objeto de um voto de louvor em plenário na Assembleia da República, apresentado pela Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, tendo sido aprovado por unanimidade.
Concerto
ORQUESTRA SEM FRONTEIRAS
MARTIM SOUSA TAVARES DIRECÇÃO MUSICAL
- Scarlatti Sinfonia nº 2 em Sol Maior
- S. Bach Suite para Orquestra em Ré Maior BWV 1068
- F. Handel Water Music: Suite nº 2 em Ré Maior HWV 349
O planeta terra cumpre as suas órbitas em redor do sol, os anos passam, e nós celebramos a sua passagem.
Por muito bom que venha a ser 2023, – e esperamos que seja cinco estrelas! – dificilmente será melhor, pelo menos na história da música, do que foi 1685, visto que neste ano nasceram Domenico Scarlatti, Georg Friedrich Handel e Johann Sebastian Bach!
Assim, neste momento em que celebramos o encerramento das comemorações dos 35 anos do Programa Erasmus e se fazem projetos para o futuro da área da educação na europa, festejamos a música deste trio de génios na esperança de que a sua música transmita o positivismo e confiança necessários para entrar em grande.
Para saber mais sobre a OSF visite a página Orquestra Sem Fronteiras / Orquestra Sin Fronteras (osf.pt)
O acesso ao concerto é realizado mediante convite.