Eleições Europeias 2024

A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação associa-se ao Gabinete do Parlamento Europeus em Portugal e ao Conselho Nacional de Juventude na campanha #USAOTEUVOTO.

 

Entre os dias 6 e 9 de junho de 2024, quase 400 milhões de pessoas nos 27 Estados-Membros são chamadas a votar nas eleições europeias – em Portugal marcadas domingo, dia 9 de junho.

 

“Através do slogan «Usa o teu voto. Ou outros decidirão por ti», esta campanha sublinha a importância da democracia. A estratégia usa uma abordagem multifacetada, incluindo eventos mediáticos, ações de sensibilização digital, participação de parceiros públicos e privados, iniciativas da comunidade e programas educativos adaptados aos cidadãos de toda a UE.” pode ler-se no comunicado partilhado pelo Parlamento Europeu.

 

«A democracia na União Europeia é mais importante do que nunca. É o vosso voto que decide a direção da Europa nos próximos cinco anos. Vai decidir em que Europa queremos viver»

A Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola

 

O Programa Erasmus+ é o programa da União Europeia dedicado às áreas da Educação, Formação, Desporto e Juventude. A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação é a estrutura que tem como missão gerir e implementar o programa Erasmus+ em Portugal, nas áreas de Educação e Formação.

Porquê votar?

“À medida que a União Europeia enfrenta novos desafios e que as eleições de junho de 2024 se aproximam, o Parlamento Europeu reafirma o seu empenho em promover o diálogo, a unidade e a cidadania ativa. «Usa o teu voto. Ou outros decidirão por ti» serve para relembrar que a democracia é um legado que tem de ser cultivado e defendido por todos.

«A democracia é uma responsabilidade coletiva – não em prol de uma ideia política ou de uma causa específica, mas em relação uns aos outros», diz o porta-voz e diretor geral de Comunicação do Parlamento Europeu, Jaume Duch. «Estamos mais unidos na democracia europeia do que pensamos: entre nações, sensibilidades políticas e gerações. Nos tempos de polarização em que vivemos, é fácil esquecer isto e a nossa campanha foi criada para nos relembrar do que nos une.»

Fonte: © União Europeia, [2024] – PE

Em particular, o vídeo central da campanha explora mais aprofundadamente a história de muitos países europeus que enfrentaram conflitos armados ou limites à liberdade individual, e que sabem quão frágil pode ser a democracia, se não for ativamente defendida.

Explora a coleção de recursos gratuitos, concebidos para dar mais visibilidade à tua mensagem! Cada vez que descarregas um recurso, estás a ajudar a promover a participação dos eleitores nas eleições europeias de 2024.

Descarrega materiais aqui

© 2022 – Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação