O PRÉMIO EUROPEU ENSINO INOVADOR é uma das iniciativas definidas pela Comissão Europeia para fomentar o desenvolvimento do “Espaço Europeu da Educação” e visa reforçar a profissão docente valorizando práticas inovadoras de ensino e aprendizagem implementadas no âmbito do programa Erasmus+ e reconhecer o trabalho dos professores e das suas escolas para a construção de uma comunidade educativa europeia.
A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, promove a terceira edição do European Inovative Teaching Award (EITA) 2024, através do lançamento de um convite à apresentação de candidaturas, destinado a instituições ligadas as setores do Ensino Escolar e Ensino e Formação Profissional com projetos Erasmus+ finalizados.
Consulte o convite à apresentação de candidaturas ao Prémio EITA 2024 e Regulamento
No âmbito do desenvolvimento da iniciativa do “Espaço Europeu da Educação até 2025»[1], foi criado o Prémio Europeu de Ensino Inovador (EITA).
Este prémio visa divulgar práticas de ensino e aprendizagem inovadoras e excecionais, implementadas no âmbito do programa Erasmus+, e reconhecer o trabalho dos professores e das respetivas escolas que contribuem, de forma excecional para a profissão docente.
O prémio contribui para realçar o valor da cooperação europeia no domínio do ensino escolar e para a criação do Espaço Europeu da Educação.
O presente convite estabelece as normas a que devem obedecer as candidaturas, e sua seleção e seriação, ao PRÉMIO EUROPEU ENSINO INOVADOR[2] atribuído pela Comissão Europeia e promovido pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (ANE+EF), entidade gestora do Programa Erasmus+ em Portugal.
[1] Homepage | European Education Area (europa.eu)
[2] European Innovative Teaching Award | European Education Area (europa.eu)
Os objetivos específicos do Prémio Europeu de Ensino Inovador são:
- Celebrar as conquistas dos professores e das escolas e dar mais visibilidade ao seu trabalho;
- Identificar e promover práticas de ensino e aprendizagem excecionais;
- Fomentar a aprendizagem mútua entre professores e comunidade escolar;
- Realçar o valor do programa Erasmus+ para a colaboração europeia entre professores.
Em 2024, o tema anual do EITA é «Bem-estar na escola», no âmbito da implementação da iniciativa «Percursos para o Sucesso Escolar».
O tema anual explora a construção de uma abordagem sistémica de toda a escola[1] para o bem-estar e a saúde mental nas escolas[2]. Apresentam-se fichas técnicas que fornecem uma compreensão alargada dos diferentes elementos desta abordagem.
[1] A abordagem de toda a escola reconhece que as escolas, as famílias, as comunidades, as autoridades, etc. são sistemas distintos, mas interligados, cada um com um conjunto de relações e influências mútuas que afetam o aluno. A abordagem implica que, quando uma escola adota alguma prática ou intervenção, esta é implementada e sustentada em todas as aulas e em todos os ambientes escolares, com base na multidisciplinaridade. Para tal, é necessário um envolvimento ativo e uma liderança da administração escolar, bem como um planeamento comum, colaboração e apoio contínuo aos professores. A abordagem implica também uma abordagem intersetorial e uma cooperação mais forte com um vasto leque de partes interessadas (serviços sociais, serviços de juventude, prestadores de cuidados de proximidade, psicólogos, enfermeiros, terapeutas da fala e da linguagem, especialistas em orientação profissional, autoridades locais, ONG, empresas, sindicatos, voluntários, etc.) e com a comunidade em geral, a fim de lidar com questões complexas para as quais as escolas não dispõem (nem podem) dispor dos conhecimentos especializados relevantes.
[2] WHO (2014)[2] : “a dynamic state where children and young people realise their own abilities, learn to cope with common stresses of life, to develop a positive sense of identity and the ability to manage thoughts and emotions, to build social relationships, and to acquire an education that fosters active citizenship”. From this perspective, the term “well-being” can be interchangeably used with “positive mental health”. “Ill mental health” on the other hand intervenes when one experiences mental health conditions such as anxiety, depression, behavioural problems, self-harm, substance misuse, conduct or eating disorders.
O valor do prémio é simbólico.
Será, no entanto, atribuído um diploma nacional e um diploma europeu com menção do Prémio e da categoria.
Os projetos premiados serão alvo de menção, na plataforma de resultados Erasmus+.
Será atribuído um prémio em cada uma das seguintes categorias:
- Projetos para a Educação de Infância (creche, jardim de infância, pré-escolar)
- Projetos para o Ensino Básico (1º. 2º, 3º ciclo)
- Projetos para o Ensino Secundário
- Projetos para o Ensino Profissional
Podem candidatar-se ao PRÉMIO EUROPEU ENSINO INOVADOR os projetos Erasmus+, coordenados por Escolas Portuguesas (PT), já finalizados e avaliados, e que tenham decorrido entre os anos de 2019 e 2023.
São aceites candidaturas do setor escolar (pré-escolar/ básico e secundário) e do setor profissional (formal) das ações-chave 1 (KA1) e ação chave 2 (KA2).
Os projetos concorrentes devem fazer-se acompanhar da ficha do projeto elaborada pela Comissão Europeia, de carta de motivação (máximo 2000 caracteres) e de evidências relacionadas com o projeto (3 fotografias de qualidade).
Candidaturas de projetos já premiados não serão consideradas.
São admitidas as candidaturas apresentadas a partir da data da publicação do anúncio e do regulamento e enviadas, até ao dia 31 de maio de 2024, para o email eita@erasmusmais.pt.
A seleção dos projetos apresentados será feita com base nos critérios estabelecidos pela Comissão Europeia e avaliados pelo Júri nomeado, que sobre eles decidirá. Poderá consultar os critérios de seleção no separador abaixo.
A Comissão Europeia definiu os seguintes critérios:
The EITA will be awarded based on the following criteria. Each criterion should be assessed on a scale from 1 (poor) to 10 (excellent):
Methodologies used | In what ways are the teaching and learning approaches elaborated and implemented in the project innovative?
· Multidisciplinary approaches · Key competence development (knowledge, skills and attitudes) and assessment (formative assessment) · Linking formal, non-formal and informal learning · Inclusion, participation, cooperation · Learners’ active role in the learning process · Cooperation with external stakeholders
|
Innovation environments | In what ways do learning environments involved in the project support innovative teaching and learning approaches?
· Schools as enablers of innovation (1) · Building a positive school climate (2) · Sustainable use of available resources · A whole school approach · Cross-sectoral cooperation (in particular with health care, social services, justice, etc.)
|
Teachers’ role | In what ways do teachers/educators involved in the project influence the innovative teaching and learning processes?
· Teachers’ agency as innovators · Teachers’ well-being · Teachers’ competences · Teachers’ cooperation and peer learning |
Impact and outputs | What is the impact of the innovative teaching and learning processes elaborated and implemented in the project?
· Direct impact on the target groups · Inclusion of participants with fewer opportunities · Spill-over effect (to other students, teachers, schools, local communities)
|
(1) In relation to well-being and mental health, this would imply, for example, placing the focus on integrated school strategies that address well-being as a core objective of education, next to academic achievement, and as part of everyday school practices. Such strategies would also imply a stronger cooperation with the outside community, and a wide range of actors, professionals and parents / caregivers.
(2) See article as an example: The school climate has not been affected by global warming | ESEP (europa.eu)
- O Júri delibera, com total independência e em plena liberdade de critério, por maioria dos votos dos seus membros, cabendo, em caso de empate, ao Presidente do Júri, o voto de qualidade.
- A decisão do Júri, devidamente fundamentada, é definitiva.
- O Júri pode deliberar não atribuir o Prémio em algumas das categorias.
- A promoção dos projetos premiados será feita, a nível nacional pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
- A nível internacional, pela Comissão Europeia, em cerimónia a realizar em Bruxelas, englobada no Encontro Anual de Educação.
- Os projetos premiados serão publicitados nas redes sociais da Agência Nacional E+EF
- A candidatura ao PRÉMIO EUROPEU ENSINO INOVADOR (EITA) implica a aceitação do presente Regulamento.