VII Seminário Erasmus+ Equidade e Inclusão

A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação promove o VII Seminário Erasmus+ Equidade e Inclusão – Potencialidades do Programa Erasmus+, que se vai realizar no dia 28 de novembro, entre as 9:30 e as 16:30, no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, Lisboa.

O auditório dispõe de 140 lugares. Deve proceder à sua inscrição de modo a garantir o seu lugar.

OBJETIVOS

Tendo como objetivo contribuir para as celebrações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (ANE+EF) celebra a diversidade através do VII Seminário Erasmus+ Equidade e Inclusão.

A reflexão sobre práticas inclusivas é fundamental para a construção de uma Sociedade tolerante, colaborativa e respeitadora dos direitos fundamentais do Ser humano.

Na sequência dos seminários anteriores, a ANE+ EF pretende dar voz às diferentes dimensões da Inclusão, propostas pela Comissão Europeia, essenciais para a construção de projetos europeus ligados ao Programa Erasmus+.

Este VII Seminário conta com a participação de oradores extraordinários e permite um olhar diferenciado sobre grupos considerados com menos oportunidades de participação na vida das comunidades.

Serão apresentados os Prémios Inclusivo E+ e anunciada a 3ª Edição da Iniciativa Modelos Inspiradores, da Comissão Europeia.

Pretende-se assim contribuir para um dia de questionamento e aprendizagem sobre as dimensões da Inclusão e, em simultâneo, conhecer as potencialidades do Programa Erasmus+ como estratégia para a mudança das organizações.

Este seminário está aberto à participação de todos os que queiram conhecer, promover, práticas inclusivas nas suas organizações (professores e representantes de diferentes tipos de instituições de ensino, formação, apoio social e comunitário) oferecendo um espaço para conhecer o programa Erasmus+ nas suas diferentes ações e a sua articulação com a Área Europeia de Educação (2025).

 

Resultados esperados

A reflexão sobre a Diversidade, Equidade e Inclusão, na vida das comunidades, é fundamental para promoção dos direitos humanos e para o cumprimento das metas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostas pela Organização das Nações Unidas (ODS • Objetivos Desenvolvimento Sustentável • BCSD Portugal).

A promoção e realização do VII Seminário Erasmus+ Equidade e Inclusão – Potencialidades do Programa Erasmus+ pretende:

  • Sensibilizar os participantes para as temáticas da inclusão;
  • Dar a conhecer as potencialidades do Programa Erasmus+ enquanto estratégia de mudança;
  • Dar visibilidade a projetos nacionais que promovem dinâmicas inclusivas;
  • Premiar projetos que englobaram práticas inclusivas;
  • Anunciar a 3ª Edição da Iniciativa Modelos Inspiradores da Comissão Europeia.

© 2022 – Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação