Encontro Bilateral entre Portugal e Espanha
A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e a SEPIE (Servicio Español para la Internacionalización de la Educación) promoveram, nos dias 18 e 19 de outubro, um encontro bilateral entre Portugal e Espanha, que contou com uma reunião estratégica de cooperação entre os setores das duas Agências, em Cáceres, e um encontro de partilha e network entre beneficiários dos dois países, em Portalegre.
Com o intuito de promover a cooperação ibérica entre os dois órgãos que gerem o Programa Erasmus+ nas áreas da educação e formação em Portugal e Espanha, realizaram, a 18 de outubro, no Campus de Cáceres da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade da Extremadura, uma reunião de trabalho que contou com cerca de 50 participantes.
A reunião teve início com uma sessão de boas-vindas que contou com a presença da diretora da ANE+ EF, Ana Cristina Perdigão, do diretor da Unidade do Ensino Escolar e Educação de Adultos da SEPIE, Andrés Ajo Lázaro, do vice-reitor da Transformação Digital da Universidade da Extremadura, Juan Hernández Núñez, do Presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Carlos Loures e do diretor associado da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade da Extremadura, Sigfrido Vásquez Cienfuegos.
Após a apresentação das estruturas e dinâmicas de cada agência, na sessão de apresentação das linhas de colaboração entre as agências nacionais, os técnicos organizaram-se em grupos de trabalho por área de atuação, para partilhar práticas, procedimentos e métodos de trabalho, assim como para colocar em cima da mesa ideias de cooperação como solução para problemas comuns nos dois países.
A sessão em Cáceres terminou com uma visita guiada pela cidade, organizada e oferecida pela Universidade da Extremadura.
O segundo momento deste encontro, já em Portugal, começou ainda no dia 18 com um jantar de network no Convento de Santa Clara, que contou com a presença das autoridades locais, entidades responsáveis pela educação em Portugal e Espanha, trabalhadores das agências de Portugal e Espanha e os beneficiários convidados.
Na manhã do dia 19, no Campus do Politécnico de Portalegre, reuniram-se cerca de 120 pessoas de ambos os países, ligadas aos setores educativos (Ensino Escolar, Ensino e Formação Profissional, Ensino Superior e Educação de Adultos), para iniciar o dia de trabalho.
Este segundo dia, que teve intuito promover o contacto entre beneficiários do Programa Erasmus+, dando a oportunidade de desenvolver parcerias e projetos de mobilidade conjuntos, serviu ainda para promover as prioridades do programa e celebrar o 35.º aniversário do programa Erasmus+.
A sessão teve início com um painel composto por António Casanova, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Mario Bedera, Conselheiro para a Educação da Embaixada de Espanha em Portugal, Ana Cristina Perdigão, diretora da ANE+ EF, Lola Martínez Pomet, chefe de serviço KA2, Unidade do Ensino Superior da SEPIE, Lurdes Andrino, representante da Direção Geral de Estabelecimentos Escolares DGEstE, Ana Maria Alves, representante da Direção Geral de Educação e Fernando Rebola, vice-presidente do Instituto Politécnico de Portalegre.
O primeiro painel do dia, apresentado de forma virtual por Belén Muñoz, trouxe as ideias e as oportunidades do Programa Interreg, um programa desenvolvido para promover a cooperação transfronteiriça.
O Ano Europeu da Juventude 2022 e o 35.º aniversário do Programa Erasmus, a perspetiva dos jovens sobre o programa e os seus resultados, foram discutidos numa conversa aberta a questões do público, com a participação de Ana Rita Dias, Presidente da ESN Portugal e Tiago Diniz, Assessor para a Juventude da ANE+ EF.
A manhã de trabalho terminou com uma mesa-redonda, onde representantes de projetos Erasmus+ dos diversos setores, partilharam as suas Boas Práticas. Em representação do setor escolar esteve Alexandrina Gonçalves do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa.
A tarde foi dedicada ao network e partilha de ideias em torno das prioridades transversais do Programa Erasmus+. Em oito salas de trabalho, duas por cada prioridade, os participantes tinham como ponto de partida 3 questões:
Como integrar a prioridade num projeto?
Qual a importância da prioridade no âmbito do Programa Erasmus+?
O que fazem nos vossos projetos, no que diz respeito à integração da vossa prioridade?
As perguntas eram simples, mas as respostas foram muito mais complexas. No final do tempo de discussão, os grupos apresentaram as principais conclusões.
Este evento foi uma oportunidade única para aumentar esta cooperação ibérica entre Espanha e Portugal.
O dia terminou com uma visita ao Museu da Tapeçaria, oferecido pela Câmara Municipal de Portalegre, que nos mostrou a arte e história desta arte, a qual pode ser encontrada apenas neste museu.
Uma ponte para a criação de novas redes de contactos que irão certamente fomentar novas alianças e reforçar as relações entre os dois países, de forma a continuar a trabalhar por sistemas educativos de qualidade, graças à internacionalização da educação que o programa Erasmus+ da União Europeia oferece.