A antiga Estação Ferroviária Beirã-Marvão, durante quatro dias, foi a base da primeira Escola de Verão do programa Erasmus+ Educação e Formação, onde um grupo de trinta jovens, entre eles lusodescendentes e com idades compreendidas entre os 16 e 26 anos, teve a oportunidade de assistir a sessões e workshops e de conhecer personalidades de destaque da sociedade portuguesa, para uma reflexão conjunta sobre participação democrática, beneficiando o seu espírito criativo e crítico.

A primeira edição do Erasmus Campus teve como ponto de partida uma das prioridades do Programa Erasmus+, nomeadamente aquela que é sentida a cada processo eleitoral. A Comissão Comemorativa “50 anos 25 de Abril” foi parceira da iniciativa pela condição quase lógica de que a Revolução dos Cravos significa Democracia em Portugal. E nada como a campanha #NãoPodias, sugerida por esta organização, para dar tema a todas as sessões, sendo também ela o nome de um programa de rádio na Antena 3 que pretende manter a discussão “no ar” por mais tempo e que gravou o seu primeiro episódio fora do estúdio, na presença dos participantes do evento.

A sessão de abertura contou com as intervenções de Luís Costa, vice-presidente do Município de Marvão, Luís Loures, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, ambos a representar as restantes instituições parceiras do Bootcamp da Democracia, João Faria, comissário executivo adjunto da Comissão Comemorativa “50 Anos 25 Abril” e, naturalmente, Cristina Perdigão, diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.

O programa abrangeu atividades que envolveram tradições locais e incluíram deslocações na zona. Destacando algumas, ainda na Beirã realizou-se um workshop sobre artesanato em cortiça e um passeio de railbike na linha ferroviária desativada, mas o cenário natural de Marvão foi o palco da atuação de um grupo de cantares alentejanos e, já em Castelo de Vide, os jovens fizeram uma visita à Casa da Cidadania Salgueiro Maia, local onde decorreu a sessão #NãoPodias discordar, que contou com a presença de Pedro Lauret, Capitão de Abril e Joana Melo Antunes, Investigadora.

Além da presença de Maria Emília Brederode Santos, Presidente do Conselho Nacional de Educação de 2017 a 2022, que enquanto estudante, fez parte da resistência estudantil à ditadura do Estado Novo, de Nuno Severiano Teixeira, Presidente do Instituto Português de Relações Internacionais ou de Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, destaca-se ainda a presença, na sessão #NãoPodias expressar-te, de Irene Pimentel e de Pacheco Pereira, historiadores, onde este último referiu:

Vivemos 48 anos sem ler um jornal sem censura. Mais do que uma geração nunca pôde ter acesso à informação em liberdade. Esta censura era uma instituição, que tinha um edifício e pela qual as pessoas podiam ser multadas, ir parar à prisão. Os jornais também podiam ser multados e as tipografias podiam ser encerradas. Hoje ainda existem mecanismos de censura, e devem ser denunciados. Aí, vocês têm um papel muito importante”.

Na sessão #NãoPodias votar, evidencia-se a presença de Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República, que na sua intervenção mencionou:

Durante muito tempo, nas democracias, o amanhã era melhor do que o hoje: cada geração que se sucedia era uma geração com melhores condições de vida. Uma das questões essenciais que as democracias vivem hoje é que a ideia de que vivemos uma evolução, que é necessariamente progressiva, está posta em causa“.

Por último, na sessão #NãoPodias sonhar com um curso, salienta-se a presença de Eduardo Marçal Grilo, Ministro da Educação de 1995 a 1999, Elvira Fortunato, Ministra de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Costa, atual Ministro da Educação e Israel Paródia, Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e Embaixador da Educação Inclusiva.

O encerramento ficou a cargo de Luís Vitorino, presidente do Município de Marvão, Maria Inácia Rezola, comissária executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 Abril e Cristina Perdigão, diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.