Educação de Adultos são todas as formas de educação que não tenham caráter profissional/vocacional, sejam elas de natureza:
Formal – decorre num contexto organizado e estruturado em estabelecimento de ensino/formação ou no local de trabalho. É intencional por parte do aprendente e, em geral, culmina na validação e certificação.
Não formal – Integra atividades planificadas que não são explicitamente designadas como atividades de aprendizagem, a educação não-formal é intencional por parte do aprendente e tem uma duração variável.
Informal – incluindo quem se dedica à ação social, à economia social e solidária, à inclusão e à educação, as atividades resultantes da vida quotidiana relacionadas como o trabalho, a família ou o lazer, não se trata de uma aprendizagem organizada ou estruturada. A educação informal possui, normalmente, um carácter não intencional por parte do aprendente.
SOBRE O SETOR
Promover a melhoria das competências básicas em literacia, numeracia, literacia digital, competências linguísticas e empreendedorismo.
Facilitar a transição entre educação formal, educação não-formal, formação profissional e emprego.
Possibilitar o acesso a serviços de aprendizagem de adultos, a validação da aprendizagem não-formal e informal e a orientação profissional e educacional.
Melhorar e alargar a oferta de oportunidades de educação. Fomentar práticas inovadoras que promovam o aumento da participação de adultos em atividades de formação.
Desenvolver as competências dos educadores de adultos para trabalhar com grupos de formandos diversificados, e tirar partido de novas tecnologias.
Podem candidatar-se organizações de educação formal, informal e não formal de adultos, autoridades públicas locais e regionais, organismos de coordenação e outras organizações ativas no setor da educação de adultos, assim como centros de reconhecimento e validação, câmaras de comércio, organizações profissionais, centros de orientação, organizações desportivas e culturais.
Conheça aqui a lista completa.
Aprendentes Adultos pouco qualificados (Low-Skilled) – O Convite Erasmus+ à apresentação de candidaturas de 2023, alarga a oportunidade de mobilidade a todos os aprendentes na educação de adultos, mantendo, contudo, uma especial atenção aos aprendentes adultos pouco qualificados. Estes participantes, elegíveis para mobilidades Erasmus+ são aprendentes adultos com menos oportunidades, em particular aprendentes adultos baixa qualificação e/ou insuficientes competências básicas. Os participantes devem estar inscritos num programa de Educação de Adultos na organização de envio.
Pessoal/Staff Professores, formadores, educadores, outro pessoal das organizações, técnicos de orientação, consultores, gestores educativos, pessoal especializado em apoio às necessidades especiais, psicólogos, técnicos de mobilidade internacional, assistentes, voluntários, etc.
As organizações ativas na Educação de Adultos, no âmbito do ensino formal, informal e não formal, participam em projetos europeus com atividades de Mobilidade e de Parcerias de Cooperação.
A organização candidata é um interveniente essencial num projeto no âmbito da ação-chave 1. O candidato elabora e envia a candidatura, assina a convenção de subvenção, executa as atividades de mobilidade e apresenta relatórios à sua agência nacional. O processo de candidatura para os projetos de Curto Prazo e a Acreditação Erasmus+ incide sobre as necessidades e os planos da organização candidata.
As Parcerias para a Cooperação subdividem-se nas Parcerias de Pequena Dimensão e Parcerias de Cooperação estão ancoradas às 4 prioridades horizontais referidas no guia do programa e aos quadros políticos de cada setor Erasmus+, tanto a nível europeu como a nível nacional, procurando ao mesmo tempo produzir incentivos para uma cooperação transetorial e horizontal nas áreas temáticas.
CRIAR UM PROJETO DE MOBILIDADE
Projetos de mobilidade para fins de aprendizagem, para pessoal ligado à Educação de Adultos, que podem englobar os seguintes tipos de atividades.
- Períodos de acompanhamento/observação no posto de trabalho (job shadowing) em qualquer organização relevante ativa na área da educação de adultos (2 a 60 dias)
- Missões de ensino e formação numa organização parceira (2 a 365 dias)
- Cursos e formação – Participação em cursos estruturados ou eventos de formação (2 a 30 dias, no máximo 10 dias de propinas por participante)
As atividades devem realizar-se no estrangeiro, em Países do Programa.
Para procurar mais informação e apoio à concretização do seu projeto visite a Plataforma Epale.
Os projetos KA122 foram concebidos para organizações com pouca ou nenhuma experiência internacional. A estrutura simplificada destes projetos abrem as portas às organizações para a realização de um projeto e ter uma primeira experiencia no Programa Erasmus+.
Estes projetos são uma forma direta e simples de beneficiar do Erasmus+ conheça aqui as suas caracteristicas:
- duração do projeto: 6 a 18 meses
- nº máximo de participantes: 30
- máximo de 3 projetos em 5 anos
- prioridade aos newcomers* à ação
- não disponível a organizações acreditadas
- flexibilidade orçamental
*Ver Guia do Programa Erasmus+ Parte D – Glossário de Termos
A Acreditação Erasmus é o instrumento que confirma que as organizações nos vários setores, neste caso, na educação de adultos detêm uma estratégia para a implementação de atividades de mobilidade com elevados padrões de qualidade, assente num plano institucional de desenvolvimento europeu, o que permite que, anualmente, e no período de vigência da acreditação, solicitem apenas as subvenções necessárias às mobilidades planeadas a curto prazo.
Criar uma comunidade de organizações Erasmus+ que regularmente faz mobilidade de aprendentes e pessoal educativo:
- baseada num plano Erasmus+ alicerçado no projeto educativo/estatutos/ideário da organização
- uma acreditação por organização (em cada setor educativo)
- não requer experiência prévia no programa Erasmus+
- válido para a duração do programa (com atualização regular do plano Erasmus+)
- financiamento simplificado: candidatura orçamental numa 2.ª fase
Finalidade, alargar o alcance do programa Erasmus+ e atribuir um papel estratégico a organizações líderes no setor:
- só existe no enquadramento da acreditação
- 1 entidade = 1 consórcio por setor educativo
- flexibilidade na dimensão do consórcio
- possibilidade de mudar os elementos do consórcio
- acreditação como “coordenador de consórcio” não é transferível para outro parceiro
- plano mais estratégico
- enfoque nos newcomers
Ser parceiro de consórcio de mobilidade já existente.
Entrada mais simples no programa para conhecer as suas oportunidades:
- ter 1 OID (Organisation ID – número de identificação de organização)
- ser identificado pelo coordenador apenas posteriormente (fase de pedido de financiamento)
- elegibilidade da entidade semelhante à dos coordenadores
- pode ter um projeto não acreditado
- uma organização pode ser membro de vários consórcios num ou mais setores
A comissão disponibiliza um conjunto de plataformas que têm como um dos objetivos ajudar os potenciais beneficiários a encontrar parceiros. Para ter acesso a estas plataformas basta aceder aqui.
No âmbito da educação de adultos tem à disposição a Plataforma Epale, a plataforma eletrónica para a Educação de Adultos na Europa (EPALE) permite a ligação com outros utilizadores em toda a Europa; participar nas discussões e no intercâmbio de boas práticas; e aceder a um calendário de eventos europeus e nacionais, funcionalidades de pesquisa de parceiros e uma biblioteca de recursos.
A School Education Gateway é outra plataforma útil onde para além de recursos gratuitos, permite a pesquisa de conteúdos por tópicos e todos os meses desenvolve uma temática diferente. Inclui uma base de dados de potenciais parceiros, um catálogo de cursos e oportunidades de mobilidade para missões de ensino e job shadowing.
CRIAR UM PROJETO DE PARCERIAS
As Parcerias Estratégicas destinam-se a desenvolver iniciativas orientadas para um ou mais domínios de educação e formação. Envolvem, no mínimo, três organizações de três países do Programa. Permitem que as organizações participantes adquiram experiência de cooperação internacional e fortaleçam as suas capacidades e/ou que produzam resultados tangíveis inovadores e de elevada qualidade, com impacto a nível individual e institucional.
Este tipo de projeto tem como objetivo, alargar o acesso ao programa a intervenientes de pequena dimensão e a pessoas a quem é difícil chegar aos setores da Educação de Adultos (ADU), Ensino Escolar (SCH) e Ensino e Formação Profissional (VET).
Os montantes de subvenção são menores, com uma duração mais curta e com exigências administrativas mais simples e visa alcançar:
- As organizações locais comunitárias,
- As organizações menos experientes e novos participantes no programa, reduzindo os obstáculos à entrada no programa para as organizações com menor capacidade organizacional.
Têm como finalidade:
- Atrair e alargar o acesso a novos participantes no programa, a organizações menos experientes e a intervenientes de pequena dimensão;
- Constituir um primeiro passo para as organizações que pretendem cooperar a nível europeu;
- Apoiar a inclusão de grupos-alvo com menos oportunidades;
- Apoiar a cidadania europeia ativa e trazer a dimensão europeia para o nível local.
- Duração do projeto: 6 e 24 meses.
- Mínimo, 2 organizações de 2 Países do Programa.
- Não existe um número máximo de organizações participantes
O principal objetivo das parcerias de cooperação é:
- Aumentar a qualidade e a relevância das atividades da organização e das instituições envolvidas;
- Desenvolver e reforçar as suas redes de parceiros,
- Aumentar a sua capacidade para operarem em conjunto a nível transnacional, fomentando a internacionalização das suas atividades;
- Proceder ao intercâmbio ou desenvolvimento de novas práticas e novos métodos, bem como partilhar e confrontar ideias;
- Apoiar o desenvolvimento, a transferência e/ou a aplicação de práticas inovadoras, bem como a execução de iniciativas conjuntas de promoção da cooperação, da aprendizagem interpares e dos intercâmbios de experiências a nível europeu.
Têm como finalidade:
- Aumentar a qualidade do trabalho, das atividades e das práticas das organizações e das instituições envolvidas, abrindo-se a novos intervenientes, não incluídos naturalmente num dado setor;
- Reforça as capacidades das organizações para trabalharem a nível transnacional e entre setores;
- Dar resposta a necessidades e prioridades comuns nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto;
- Possibilitar a transformação e a mudança (a nível individual, organizacional ou setorial), conducente a melhorias e novas abordagens, proporcionalmente ao contexto de cada organização;
- Duração do projeto entre 12 e 36 meses;
- Mínimo, 3 organizações de 3 Países do Programa diferentes;
- Não existe um número máximo de organizações participantes numa parceria.