Estruturas de Apoio

O Erasmus+ é um programa abrangente e de grande dimensão. As redes de trabalho e estruturas de apoio estão, também, na base do sucesso alcançado.

Saiba mais sobre estas estruturas e tire o máximo partido das potencialidades do Programa.

Estuturas com Gestão Interna

O Europass é um conjunto de documentos, criados para destacar as qualificações e habilitações de forma clara, eficaz e facilmente compreensível, na Europa..

O Europass e os seus documentos permitem usufruir de um registo bem organizado dos conhecimentos, capacidades, competências e diplomas adquiridos no país de origem ou no estrangeiro.

Tem como principal objetivo ajudar as pessoas a apresentar e documentar as suas competências e qualificações de forma clara e transparente em toda a Europa.

Facilita a comunicação entre os candidatos a emprego e os empregadores, assim como a mobilidade para fins de trabalho ou aprendizagem.

O primeiro ponto de contacto para qualquer pessoa ou organização interessada em utilizar ou ficar a saber mais acerca do Europass é o Centro Nacional Europass, que coordena todas as atividades relacionadas com os documentos Europass. Saber mais

O Selo Europeu das Línguas é concedido a projetos locais, regionais e nacionais que encontraram formas criativas de melhorar a qualidade do ensino de línguas, motivar os alunos, fazer o melhor uso dos recursos disponíveis para diversificar as línguas oferecidas e outras iniciativas inovadoras.

​Trata-se de um Selo de Qualidade concedido a iniciativas inspiradoras que incentivam o ensino/aprendizagem de línguas como parte do objetivo comum europeu de permitir que os cidadãos comuniquem em duas línguas diferentes da sua língua materna. Todos os anos ou a cada dois anos, vários projetos inovadores receberam este Selo em toda a Europa.

O Selo abrange todos os níveis de educação e todos os setores. Todas as línguas, incluindo a língua gestual, são elegíveis. Saiba mais informações na página do facebook do Selo Europeu

Saiba mais sobre o concurso do Selo Europeu para as Línguas no regulamento do concurso, para concorrer basta preencher este formulário e proceder de acordo com o regulamento.

Centros de Recursos

O objetivo dos centros de recursos SALTO é melhorar a qualidade e o impacto do Programa Erasmus+ a nível sistémico, disponibilizando conhecimentos especializados, recursos, informação e atividades de formação em domínios específicos às agências nacionais e a outros intervenientes envolvidos na educação, na formação e no trabalho com jovens.

Estas atividades incluem, nomeadamente, a organização de cursos de formação, seminários e sessões de trabalho, visitas de estudo, fóruns e atividades de cooperação e formação de parcerias no âmbito de temas prioritários do Erasmus+. Saber mais

Nos países terceiros não associados ao Programa em questão (Balcãs Ocidentais, países do Mediterrâneo Oriental e Meridional, Rússia e Ásia Central), os Gabinetes Nacionais Erasmus+ prestam apoio à Comissão, à Agência de Execução e às autoridades locais na execução do Programa Erasmus+.

Constituem o ponto de contacto nestes países para todas as partes interessadas envolvidas no Programa Erasmus+ nos setores do ensino superior, do ensino e formação profissionais, da juventude e do desporto.

Contribuem para aumentar a sensibilização, a visibilidade, a relevância, a eficácia e o impacto da dimensão internacional do Erasmus+.

Nos países terceiros não associados ao Programa em questão (América Latina e Caraíbas, África Subsariana, Médio Oriente, Afeganistão, Ásia e Pacífico), a rede de pontos focais nacionais (PFN) apoia a Comissão, a Agência de Execução e as autoridades locais na prestação de orientações, informações práticas e assistência sobre todos os aspetos da participação no Programa Erasmus+ nos domínios do ensino superior, da juventude, do ensino e formação profissional, e do desporto.

Funcionam como pontos focais para as partes interessadas no respetivo país e contribuem para melhorar a sensibilização, a visibilidade, a relevância, a eficácia e o impacto da dimensão internacional do Erasmus+.

O NARIC (National Academic Recognition Information Centre) é o centro nacional vocacionado para dar resposta a questões sobre reconhecimento académico de graus e diplomas estrangeiros de nível superior. Este centro integra a rede ENIC-NARIC, constituída pelos centros de informação dos Estados-Membros da União Europeia e pelos centros de outros países membros do Conselho da Europa e da UNESCO. Saber mais

Assume as tarefas que lhe foram delegadas pela Comissão Europeia em matéria de gestão de ações sobre temas pertinentes da UE incluídos num Plano de Comunicação anual. Cabe-lhe o papel de organismo intermediário na parceria estabelecida entre o Governo português e a Comissão Europeia. Lança concursos, avalia as candidaturas, monitoriza a execução física e financeira das atividades executadas por terceiros e apoia a sua disseminação. Saber mais

A Erasmus Student Network (ESN) é a maior associação de estudantes na Europa. Foi criada em 1989 e registada em 1990 para apoiar e desenvolver o intercâmbio de estudantes. Está presente em mais de 430 IES de 37 países, tem cerca de 13.500 membros ativos cuidando de estudantes internacionais e envolve cerca de 29.000 jovens que prestam serviços a cerca de 180.000 estudantes internacionais anualmente. Saber mais

O projeto ExchangeAbility surgiu com o reconhecimento da situação atual das mobilidades de alunos em situação de mobilidade reduzida, ou muito condicionada.

Mov’in Europe é um projeto internacional da Erasmus Student Network iniciado em 2014, que desenvolve uma campanha multiformato que promove várias oportunidades de mobilidade a jovens, estudantes e jovens licenciados.

O guia útil para aqueles que pretendem vir em mobilidade para Portugal.

E o guia outgoing, útil para todos os que pretendem ir em mobilidade para fora de Portugal.

Plataformas

A Plataforma de Resultados dos Projetos Erasmus+ dá acesso a informação e resultados sobre todos os projetos financiados ao abrigo do Programa Erasmus+. As organizações podem inspirar-se nas vastas informações sobre projetos e utilizar os resultados e os ensinamentos obtidos com a execução do Erasmus+. É possível pesquisar projetos por palavra-chave, ação-chave, ano, país, tema, tipo de resultados, etc.

As pesquisas podem ser guardadas e continuamente atualizadas com os projetos mais recentes, segundo critérios predefinidos. Os projetos de boas práticas – que foram identificados em função da sua relevância estratégica, do seu impacto ou do seu potencial de comunicação – são destacados.

A Plataforma de Resultados dos Projetos Erasmus+ pode ser consultada no seguinte endereço: https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/projects/

A plataforma eletrónica para a Educação de Adultos na Europa (EPALE) permite a ligação com outros utilizadores em toda a Europa; participar nas discussões e no intercâmbio de boas práticas; e aceder a um calendário de eventos europeus e nacionais, funcionalidades de pesquisa de parceiros e uma biblioteca de recursos.

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A EPALE é uma comunidade multilíngue de adesão livre para professores, formadores, investigadores, académicos, responsáveis políticos e todos quantos exerçam um papel profissional na área da Educação de Adultos na Europa, que já envolve mais de 11 mil profissionais. Esta comunidade foi alvo de divulgação por parte do respetivo Serviço Nacional de Apoio em Portugal, assumido pela ANQEP, tendo para isso contado com o apoio de várias entidades portuguesas, de uma forma ou de outra, relacionadas com a Educação de adultos, nomeadamente, a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, na concretização dos seguintes vídeos, que agora disponibilizamos.

Registe-se e torne-se também membro da maior comunidade de Educação de Adultos na Europa!

Os professores e as escolas que participam no portal eTwinning (geminação eletrónica de escolas) recebem apoio dos respetivos Serviços de Apoio nacionais durante o processo de registo, na localização de parceiros e nas atividades dos projetos; promovem a ação; atribuem prémios e selos de qualidade; e organizam atividades de desenvolvimento profissional para professores.

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Apresentado em 23 línguas europeias, o School Education Gateway constitui um único ponto de entrada para professores, dirigentes escolares, decisores políticos, especialistas e outros profissionais da área da educação escolar.

​Além de recursos gratuitos, permite a pesquisa de conteúdos por tópicos e todos os meses desenvolve uma temática diferente.​ Inclui uma base de dados de potenciais parceiros, um catálogo de cursos e oportunidades de mobilidade para missões de ensino e jobshadowing. ​Outro recurso é a Teacher Academy, que permite que os professores descubram uma ampla variedade de oportunidades de formação online gratuitas e uma seleção de materiais didáticos para a sala de aula.

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A SELFIE (do inglês Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies ou autorreflexão sobre a aprendizagem eficaz através da promoção da utilização de tecnologias educativas inovadoras) é uma ferramenta de autorreflexão gratuita, multilingue e baseada na Internet, destinada a ajudar as escolas do ensino geral e profissional a desenvolverem a sua capacidade digital

Para mais informações: https://ec.europa.eu/education/schools-go

O quadro orientador HEInnovate proporciona às instituições de ensino superior (IES) da UE e não só a oportunidade de examinar as suas capacidades em matéria de inovação e empreendedorismo, através da autorreflexão em uma ou mais das oito dimensões disponíveis.

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Fonte de apoio para formuladores de políticas e provedores de educação e formação, este conjunto de ferramentas à escala europeia, inspirado em práticas de EFP bem-sucedidas, é o resultado do trabalho do Cedefop no combate ao abandono precoce da educação e da formação com o objetivo de:

  • ajudar os jovens em risco de abandono precoce a continuarem a estudar, a formar-se e a qualificarem-se;
  • ajudar os que abandonam precocemente a reintegrar-se no ensino ou formação e no mercado de trabalho.

Pode usar o toolkit de ferramentas para:

  • Promover a reflexão e o diálogo entre decisores políticos e profissionais sobre as estratégias atuais para combater o abandono precoce do EFP;
  • Apoiar os processos de tomada de decisão por meio do desenvolvimento de planos de ação inspirados nas orientações, dicas e boas práticas do toolkit.

Integre as seguintes atividades no seu workshop, sessão de formação ou evento para promover a reflexão e as boas práticas sobre como lidar com o abandono precoce da educação e formação.

As atividades, disponíveis aqui em arquivos MS Word, podem ser descarregadas e utilizadas de forma independente e podem ser adaptadas ao seu público. Cada atividade inclui um conjunto de perguntas para desencadear reflexão e discussão, orientação para consultar as seções relevantes do kit de ferramentas e materiais para ajudar os participantes a transformar a reflexão em ação.

Saiba mais em www.cedefop.europa.eu/en/tools/vet-toolkit-tackling-early-leaving

A iniciativa do Cartão Europeu de Estudante visa simplificar a mobilidade para fins de aprendizagem e formação, digitalizando os principais componentes necessários para a organização da mobilidade de estudantes, desde a prestação de informações aos processos de candidatura e à adaptação à comunidade de alojamento no estrangeiro.

No contexto desta iniciativa, estão agora disponíveis a aplicação móvel Erasmus+ e a rede Erasmus Without Paper [Erasmus sem papel] para as instituições e os alunos do ensino superior, que serão melhoradas através de novos serviços e funcionalidades para os utilizadores.

More information can be found at: erasmusapp.eu

A rede Erasmus Without Paper permite que as instituições de ensino superior se conectem a um canal de comunicação central para trocar dados de mobilidade de estudantes de forma contínua e de maneira segura e simplificada, apoiando uma gestão de mobilidade totalmente digitalizada, incluindo acordos de aprendizagem online e acordos interinstitucionais digitais.

As instituições de ensino superior que pretendem ligar-se à Rede Erasmus sem Papel podem aceder a informações sobre como se ligar, orientações e tutoriais visitando o Centro de Competência Erasmus sem Papel: https://cc.erasmuswithoutpaper.eu

Instituições de Educação e Formação Profissional podem encontrar parceiros para os seus projetos de mobilidade através da plataforma Erasmobility. Esta plataforma foi criada especificamente para instituições deste setor interessadas em parcerias de colaboração diretas, sem a contratação de intermediárias.

A plataforma é o resultado de um projeto KA2 – Parcerias Estratégicas – no âmbito VET e visa responder a 3 aspetos centrais no desenvolvimento, candidatura e execução de projetos de mobilidade:

  • Colaboração entre parceiros: encontrar empresas, instituições e acolhimento- Sustentabilidade e impacto: promover o trabalho em atividades de qualidade conjuntas entre as instituições parceiras

  • Liberdade financeira: poupar gastos que surgem na contratação de intermediárias

Encontre mais informação na brochura e explore as possibilidades.

O Study & Research Abroad é um guia para a mobilidade académica e científica destinado a quem pretenda realizar uma experiência de mobilidade internacional, no âmbito de atividades de ciência, tecnologia e ensino superior. Apoia a mobilidade internacional de estudantes, investigadores, docentes e não docentes através de disponibilização de informação e recomendações e de apoio pelos serviços existentes.

Study & Research Abroad acompanha o Study & Research in Portugal, uma plataforma de valorização e internacionalização do ensino superior, da ciência e da tecnologia, orientada para estudantes, investigadores, empresas e instituições de ciência e tecnologia.

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Redes de Especialistas e Conhecimento

A ReferNet em Portugal é um projeto conjunto da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho e do Cedefop.

Tem por missão reunir, analisar e disponibilizar informação no âmbito do EFP, nomeadamente a evolução dos sistemas e das políticas nacionais nos 27 Estados-Membros da UE, Islândia, Noruega e Reino Unido; promover sua visibilidade, bem como as atividades e trabalhos realizados.

Contribui para uma melhor compreensão da estrutura e organização dos sistemas de educação europeus. Inclui descrições detalhadas e perspetivas gerais dos sistemas nacionais de educação, relatórios temáticos comparativos, indicadores e estatísticas e diversos factos e números sobre educação, tais como estruturas nacionais de educação, calendários escolares, comparações de salários dos professores e de tempos letivos exigidos nos diversos países e níveis de educação.

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Rede de Peritos para a Reforma do Ensino Superior (HERE – Network of Higher Education Reform Experts) Nos países terceiros não associados ao Programa em questão (Balcãs Ocidentais, países do Mediterrâneo Oriental e Meridional, Rússia e Ásia Central), as Equipas Nacionais de Peritos para a Reforma do Ensino Superior disponibilizam às autoridades e às partes interessadas locais conhecimentos especializados para promover reformas e alcançar progressos a nível do ensino superior.

O objetivo das equipas nacionais de especialistas em EFP é fornecer um conjunto de conhecimentos para promover a aplicação de ferramentas e princípios de EFP da UE em projetos financiados pela UE e apoiados pelo Programa Erasmus +.

A European Students’ Union (ESU) é uma organização que integra 45 uniões nacionais de estudantes de 39 países e pretende representar os interesses culturais, sociais, educativos e económicos dos estudantes a nível europeu.

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O Quadro Europeu de Qualificações (EQF) é um quadro de referência europeu comum cujo objetivo é tornar as qualificações mais legíveis e compreensíveis em diferentes países e sistemas. Cobrindo qualificações em todos os níveis e em todos os subsistemas de educação e treinamento, o EQF fornece uma visão abrangente sobre as qualificações nos 39 países europeus atualmente envolvidos na sua implementação. Em estreita cooperação com a Comissão Europeia, o Cedefop fornece apoio analítico e de coordenação para a implementação do QEQ e realiza uma série de estudos comparativos e análises sobre questões relacionadas com a implementação do quadro a nível da UE, nacional e setorial.

Associação Europeia para a Garantia da Qualidade no Ensino Superior.

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EQAVET é o quadro europeu de apoio à garantia de qualidade no ensino e formação profissional (EFP). O EQAVET surgiu da Recomendação de 2009 do Parlamento Europeu e do Conselho, que convidava os Estados-Membros a usar descritores e indicadores indicativos para reforçar a qualidade da oferta de EFP.

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A rede europeia de centros nacionais de recursos e de informação que visa promover o ensino e a formação profissionais europeus e fornecer informação sobre a aprendizagem ao longo da vida e a mobilidade para fins de aprendizagem. Destina-se a técnicos de orientação profissional e responsáveis políticos tanto do setor educativo como do setor do emprego nos países europeus.

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Oportunidades

Concursos públicos a decorrer nas instituições e organismos da União Europeia, em particular nas que se localizam em Portugal.

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O objetivo das equipes nacionais de especialistas em EFP é fornecer um conjunto de conhecimentos para promover a aplicação de ferramentas e princípios de EFP da UE em projetos financiados pela UE e apoiados pelo Programa Erasmus +.

Oportunidades de estágios internacionais.

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Onde se encontram oportunidades para iniciar uma viagem internacional.

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É um motor de busca sobre oportunidades educativas na Europa.

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IDABC – PLOTEUS

A plataforma de estágios de estudantes e projetos internacionais cofinanciada pela União Europeia entre 2011 e 2014 no âmbito do programa Erasmus para o mercado virtual europeu de projetos e estágios.

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