Iniciativas e Divulgação Erasmus+

A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação no âmbito das suas atribuições promoves eventos de divulgação e apoio a candidatos e a beneficiários Erasmus+. Aqui irá encontrar o calendário com as principais atividades da ANE+EF.

EVENTOS DE DIVULGAÇÃO

EVENTOS DE APOIO A CANDIDATURAS

INICIATIVAS ERASMUS+

Participa ou já participou em projetos Erasmus+?

Esta é a oportunidade para dar a conhecer o seu projeto ou partilhar a sua experiência. Participe nos #Erasmusdays.

V Edição dos #ERASMUSDAYS – Vamos comemorar juntos o Programa Erasmus+

Saber mais

A rede EuroApprentices é a rede europeia de Formandos do Ensino e Formação Profissional que participaram numa mobilidade Erasmus+. 

Esta rede incentiva formandos que efetuaram uma mobilidade de formação/estágio no estrangeiro a trabalhar em conjunto a nível nacional e internacional, para encorajar outros colegas a aproveitar as oportunidades do Programa Erasmus+ no âmbito do Ensino e Formação Profissional.

Todos os anos, a rede EuroApprentices junta formandos num Encontro Anual, realizado em diferentes locais da Europa. Este encontro é uma oportunidade única para os EuroApprentices partilharem as suas histórias de sucesso de mobilidades no estrangeiro, conhecerem outros formandos e aprendizes europeus e reforçar a sua identidade.

Numa Europa que enfrenta o crescimento das desigualdades e a ameaça do extremismo violento, é essencial pôr em destaque valores europeus comuns como a democracia, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos.

A iniciativa Rede de Modelos Inspiradores (Network of Role Models), lançada pela Comissão Europeia em 2017, no âmbito do Programa Erasmus+, tem como objetivos promover a inclusão social, prevenir a exclusão e a radicalização, incentivar a cidadania ativa e criar o compromisso com os valores europeus. 

A implementação desta iniciativa visa, assim, contribuir para atingir os objetivos do Programa Erasmus+ e as metas da Estratégia 2020, nomeadamente, a promoção da equidade, coesão social e cidadania ativa.

Para apoiar no desenvolvimento desta iniciativa, em Portugal, a Agência Nacional Erasmus+ (AN+EF) definiu como parceiros os Municípios (integrantes na Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras [RTPCE]), com vista a ter uma maior abrangência nacional. Desta forma, pretende-se envolver cidadãos que se destaquem nas suas comunidades e que sirvam como um exemplo ou fonte de inspiração para outras pessoas.

Esta iniciativa já contou com duas edições (2018/2019 e 2019/2020), desenvolvidas com alguns Municípios, das sete regiões do país (NUTSII), focando-se em temáticas como o risco de pobreza, exclusão e/ou radicalização violenta, abandono escolar precoce, jovens “nem-nem” (que não estudam nem trabalham), pessoas de estratos socialmente desfavorecidos, e pessoas portadoras de deficiência.

Para ser escolhido como Role Model/Modelo Inspirador (RM), o cidadão tem de estar disponível para partilhar a sua história e/ou experiência. Os RM selecionados pelos Municípios enquadram-se nas necessidades especiais ou noutras problemáticas, permitindo trabalhar diferentes perspetivas de inclusão. As atividades devem ser escolhidas de modo a contribuir para um determinado resultado em função da área socioeducativa selecionada.

Na primeira edição (2018-2019), a AN+EF contou com oito Municípios (Loulé, Palmela, Odivelas, Torres Vedras, Santa Maria da Feira, Vila Real, Valongo e Câmara de Lobos). Na segunda edição de 2019/2020, a ANE+EF contou com a participação de dez Municípios (Lagoa/Algarve, Moura, Palmela, Amadora, Torres Vedras, Santa Maria da Feira, Vila Real, Paredes, Câmara de Lobos  e Lagoa/Açores).
Esta iniciativa, promovida pela ANE+EF, encontra-se documentada nas brochuras anuais e neste site.

Poderá ainda assistir aos vídeos realizados para esta iniciativa na página de youtube.

O Selo Europeu das Línguas é concedido a projetos locais, regionais e nacionais que encontraram formas criativas de melhorar a qualidade do ensino de línguas, motivar os alunos, fazer o melhor uso dos recursos disponíveis para diversificar as línguas oferecidas e outras iniciativas inovadoras.

​Trata-se de um Selo de Qualidade concedido a iniciativas inspiradoras que incentivam o ensino/aprendizagem de línguas como parte do objetivo comum europeu de permitir que os cidadãos comuniquem em duas línguas diferentes da sua língua materna. Todos os anos ou a cada dois anos, vários projetos inovadores receberam este Selo em toda a Europa.

O Selo abrange todos os níveis de educação e todos os setores. Todas as línguas, incluindo a língua gestual, são elegíveis. Saiba mais informações na página do facebook do Selo Europeu

Candidaturas 2021: Regulamento / Formulário de Candidatura / Cartaz

SABER MAIS

© 2022 – Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação