Os projetos Erasmus+ são apresentados pelas organizações, as quais devem estar estabelecidas num Estado Membro da UE ou país terceiro associado ao Programa. Algumas ações estão também abertas a organizações participantes de países terceiros, não associados ao Programa, designadamente nos domínios do ensino superior e do ensino e formação profissional.
As condições específicas para participar num projeto Erasmus+ dependem do tipo de ação suportada pelo Programa. Em termos gerais, o Programa está aberto a qualquer organização ativa nos domínios da educação e da formação. Várias ações estão também abertas à participação de outros intervenientes nos mercados de trabalho.
Conheça, abaixo, a lista de organizações elegíveis para o Programa 2021 – 2027.
Os alunos, formandos, aprendentes e estudantes, não podem candidatar-se diretamente ao Programa Erasmus+, apenas as instituições. Se deseja participar no Programa Erasmus+, entre em contacto com a sua instituição.
Setor do Ensino Escolar - Ação-Chave 1
Programa e atividades educativas elegíveis |
Exemplos de organizações |
Educação pré-escolar e cuidados de infância |
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Ensino Básico Geral / Autoridades |
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Cursos Artísticos Especializados de ensino básico (Dança, Música e Canto Gregoriano) |
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Cursos Artísticos Especializados de nível secundário na Área da Música (Música, Canto e Canto Gregoriano) |
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Ensino Secundário Geral (Cursos Científico Humanísticos e Cursos com planos próprios) |
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Colaborar nos projetos educativos das escolas e apoiar a operacionalização dos respetivos planos de atividades
Papel no sistema educativo |
Exemplos de organizações |
Planeamento da oferta educativa de nível local e regional |
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Operacionalizar atividades de complemento e enriquecimento curricular |
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Orientação, coordenação e acompanhamento das escolas |
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Controlo de qualidade e supervisão do sistema educativo, incluindo o apoio ao desenvolvimento da política educativa e à formação de pessoal educativo |
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Apoio e formação de pessoal educativo |
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Programas educativos formais ou informais ou de integração de alunos em risco de exclusão (por exemplo, portadores de deficiência, migrantes ou sinalizados pela CPCJ ou pelo Tribunal de Menores) |
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Setor do Ensino e Formação Profissional - Ação-Chave 1
Programa e atividades educativas elegíveis |
Exemplos de organizações |
Cursos Profissionais (CP); Cursos de Aprendizagem (CA); Cursos de Hotelaria e Turismo (CHT); Cursos de Educação e Formação para Jovens (CEF); Cursos de Especialização Tecnológica (CET); Formações Modulares (FM); Cursos Artísticos Especializados (CAE) na Área das Artes Visuais, de Audiovisuais e da Dança. |
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Papel no sistema educativo |
Exemplos de organizações |
Autoridades públicas locais e regionais, órgãos de coordenação e outras organizações ativas no domínio do EFP. |
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Programa e atividades formativas elegíveis |
Exemplos de organizações |
Atividades de “Formação-ação” e “Outras Ações de Formação” * |
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* Formação-ação – Formação contínua dirigida a empresas e assente na prestação de serviços integrados de formação e consultoria;
Outras Ações de Formação – Ações de formação inicial e contínua realizadas por empresas e inseridas em processos de inovação, modernização e reconversão empresarial, bem como as dirigidas à modernização da Administração Pública, em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho.
Setor do Educação de Adultos - Ação-Chave 1
Considerando que:
- O Convite Erasmus+ à apresentação de candidaturas em 2023 alarga a oportunidade de mobilidade a todos os aprendentes na educação de adultos, mantendo, contudo, especial atenção aos aprendentes adultos pouco qualificados;
- A definição nacional de programas e atividades de educação de adultos elegíveis é de molde a excluir o ensino profissional de adultos, categoria que é abrangida pelo programa Erasmus+ no setor do Ensino e Formação Profissional (EFP);
- O objetivo das atividades de mobilidade para a prendentes adultos é criar oportunidades de crescimento pessoal, reforço de competências básicas, maior independência individual e autoestima e melhoria da qualidade de vida e inclusão social;
É estabelecido o elenco de programas e atividades elegíveis de acordo com a natureza dos programas/atividades ou seu papel no sistema educativo:
Programa e atividades educativas elegíveis |
Exemplos de organizações |
Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências – RVCC escolar e profissional |
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Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) |
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Vias de Conclusão do Nível Secundário de Educação |
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Cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA) |
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Ensino recorrente |
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Educação informal e não formal para adultos |
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Educação nas Prisões |
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Programas educativos formais ou informais ou de integração de pessoas em risco de exclusão (portadores de deficiência, migrantes, idosos, etc.) |
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Considerando que:
- O Convite Erasmus+ à apresentação de candidaturas em 2023 alarga a oportunidade de mobilidade a todos os aprendentes na educação de adultos, mantendo, contudo, especial atenção aos aprendentes adultos pouco qualificados;
- A definição nacional de programas e atividades de educação de adultos elegíveis é de molde a excluir o ensino profissional de adultos, categoria que é abrangida pelo programa Erasmus+ no setor do Ensino e Formação Profissional (EFP);
- O objetivo das atividades de mobilidade para a prendentes adultos é criar oportunidades de crescimento pessoal, reforço de competências básicas, maior independência individual e autoestima e melhoria da qualidade de vida e inclusão social;
É estabelecido o elenco de programas e atividades elegíveis de acordo com a natureza dos programas/atividades ou seu papel no sistema educativo:
Papel no sistema educativo | Exemplos de organizações |
Planeamento da oferta educativa de nível local e regional |
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Controlo de qualidade e supervisão da oferta formal, incluindo o apoio ao desenvolvimento das políticas ao nível da Educação de Adultos |
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Promoção da educação de adultos e apoio e formação de pessoal educativo |
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Serviços de apoio e orientação, aconselhamento profissional para aprendentes adultos |
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