Cerca de 82 000 jovens estudantes no oitavo ano de escolaridade, participaram no Estudo Internacional de Educação Cívica e para a Cidadania (ICCS), realizado em 2022, que recolheu dados de 20 países Erasmus+, incluindo 18 países da UE, a Noruega e a Sérvia. O estudo incluiu também inquéritos a 3400 diretores de escolas e 40 mil professores.

Um dos principais destaques é o impacto da educação para a cidadania democrática, indicando que os alunos do 8.º ano que tiveram melhores oportunidades de envolvimento na educação cívica mostram uma perspectiva significativamente mais favorável em relação à União Europeia, em comparação com os seus pares com menos exposição. Estes estudantes apoiam mais a mobilidade dentro da Europa e apoiam práticas sustentáveis ​​de forma mais evidente.

Outro ponto assinalável diz respeito à identidade europeia e participação cívica. Os estudantes exibem uma forte identidade europeia, demonstrando maior confiança nas instituições europeias do que nos governos nacionais. Expressam também a disponibilidade para participar nos processos eleitorais europeus.

De forma geral, este estudo, cofinanciado pela Comissão Europeia, aborda o impacto das iniciativas educativas específicas na definição das perspectivas e da participação cívica dos jovens europeus. Com o aproximar da idade de voto dos estudantes, mostram que podem influenciar significativamente a dinâmica política na União Europeia ao mostrarem uma melhor compreensão e ligação aos valores europeus.

Esses resultados destacam o potencial impacto da educação cívica precoce nas atitudes políticas e sociais dos jovens europeus. Isso sugere que as abordagens educacionais atuais podem moldar as políticas e a identidade europeia no futuro.

Aceda aqui ao estudo.