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Ações-Chave

Ação-Chave 1 Mobilidade

Projetos de mobilidade para estudantes, formandos, recém-graduados, docentes e profissionais de educação e formação.

  • A Ação-Chave 1 (KA1) do Programa Erasmus+ promove a formação internacional de estudantes, docentes e outros profissionais das organizações ligadas à educação e formação. Os projetos podem ser desenvolvidos por uma única instituição ou por um consórcio de instituições portuguesas para formação no estrangeiro. A tipologia de projetos abrange:
    • Os setores do ensino escolar (desde o pré-escolar até ao secundário) e da educação de adultos proporcionam oportunidades de formação dos seus recursos humanos em contexto internacional.
    • Nos setores do ensino superior e do ensino e formação profissional, os projetos podem contemplar mobilidade para formação, tanto de estudantes, como de profissionais ligados ao ensino e formação.
    Estes projetos visam a afirmação das instituições participantes no contexto internacional da educação e formação, o que significa que um projeto tem que se inserir na estratégia de internacionalização da organização (para mais informações, consulte o Guia de 2017.

Ação-Chave 2
Parcerias Estratégicas

Projetos de parceria para o intercâmbio de boas práticas ou para a inovação.

  • As Parcerias Estratégicas apoiadas pela Ação-Chave 2 (KA2), Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas, visam que as organizações trabalhem em conjunto para melhorar a sua oferta para os aprendentes e para partilhar práticas inovadoras. Os projetos podem ser de dois tipos:
    • Parcerias estratégicas de apoio à inovação, que devem desenvolver resultados inovadores e/ou atividades de disseminação e exploração de produtos existentes ou recentemente produzidos, ou de ideias inovadoras.
    • Parcerias Estratégicas de apoio ao intercâmbio de boas práticas, cujo objetivo principal é permitir que as organizações desenvolvam e reforcem as redes, a sua capacidade de operar a nível transnacional, a partilha e o confronto de ideias, práticas e métodos. As Parcerias Estratégicas na área do ensino superior não poderão apoiar este tipo de projetos.
    As Parcerias Estratégicas deverão abordar, no mínimo, uma prioridade horizontal ou uma prioridade específica do principal setor a que o projeto se dirige (para mais informações, consulte o Guia de 2017 .

Atividades de Cooperação
Transnacional (TCA)

As Atividades de Cooperação Transnacional (TCAS) entre Agências Nacionais têm por objetivo apoiar o programa Erasmus+ a cumprir os seus objetivos e prioridades. Na área da educação e formação, as TCAs visam apoiar: a implementação de alta qualidade do Erasmus+ e a mobilização de um grande número de organizações e indivíduos a quem o Programa de educação e formação se dirige; a cooperação entre organizações ativas nas áreas da educação e formação; o desenvolvimento do trabalho nas áreas da educação. Para mais informações aceda ao (site).

Acolhimento TCA

Evento
Atividade
País
Data
  • Número do Evento
    Setor
    Participantes
    instituição
    -
    -
    -
    -
  • Atividade

    -

    País

    -

    Data

    -

    Número do Evento

    -

    Setor

    -

    Participantes

    -

    instituição

    -

TCA Envio

Evento
Atividade
País
Data
  • Número do Evento
    Setor
    Participantes
    instituição
    011
    Vocational Education and Training (VET) e Adult Education (AE)
    .
  • Número do Evento
    Setor
    Participantes
    instituição
    024
    Vocational Education and Training (VET) e Higher Education (HE)
    .
    .
  • Número do Evento
    Setor
    Participantes
    instituição
    038
    Higher Education (HE), Vocational Education and Training (VET), School Education (SE)
  • Atividade

    Contact Seminar

    País

    Bucareste/RO

    Data

    21-25/11/2017

    Número do Evento

    011

    Setor

    Vocational Education and Training (VET) e Adult Education (AE)

    Participantes

    .

    instituição

  • Atividade

    Contact Seminar

    País

    Bonn/DE

    Data

    20-21/11/2017

    Número do Evento

    024

    Setor

    Vocational Education and Training (VET) e Higher Education (HE)

    Participantes

    .

    instituição

    .

  • Atividade

    Thematic Seminar

    País

    Varsóvia/PL

    Data

    29/11 a 1/12/2017

    Número do Evento

    038

    Setor

    Higher Education (HE), Vocational Education and Training (VET), School Education (SE)

    Participantes

    instituição

Ações
Centralizadas

  • O Programa Erasmus+ também financia ações centralizadas nas áreas da educação e formação (consultar Ações centralizadas no site da Agência Executiva). Os interessados nas ações centralizadas deverão contactar a Agência Executiva em Bruxelas.
KA1 – Mobilidade individual para fins de aprendizagem
  • Entre outros objetivos, pretendem contribuir para aumentar a qualidade e a atratividade do Espaço Europeu do Ensino Superior e apoiar a ação externa da UE no domínio do ensino superior. Este é um programa de estudos internacional integrado, disponibilizado por um consórcio internacional de IES de diferentes países. A lista de programas comuns financiados ao abrigo do programa Erasmus+ pode ser consultada no portal da Agência Executiva (PT).
  • Os potenciais estudantes de mestrado que desejem concluir um programa de estudos completo ao nível de mestrado noutro país do Programa podem candidatar-se a um empréstimo com garantia da UE para custear os estudos no estrangeiro.
KA2 – Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas
  • Entre instituições de Ensino Superior e empresas que procuram promover a inovação, o empreendedorismo, a criatividade, a empregabilidade, o intercâmbio de conhecimentos e/ou o ensino e a aprendizagem multidisciplinares. São projetos transnacionais, orientados para resultados que envolvem, geralmente, cooperação entre organizações dos países do Programa. No entanto, organizações de países parceiros podem participar como parceiras caso essa participação acrescente valor ao projeto.
  • Apoiam a cooperação com países parceiros, e visam apoiar a modernização e internacionalização de instituições e sistemas de Ensino Superior. São projetos de cooperação transnacional baseados em parcerias multilaterais, principalmente entre instituições de Ensino Superior de países do Programa e de países parceiros elegíveis. Podem dividir-se em duas categorias:

    Projetos Conjuntos destinam-se a produzir resultados que beneficiem primordial e diretamente as organizações dos países parceiros elegíveis que participam no projeto;

    Projetos Estruturais destinam-se a influenciar os sistemas de Ensino Superior e a promover reformas a nível nacional e/ou regional nos países parceiros elegíveis.
  • Visam colmatar lacunas em competências relacionadas com perfis profissionais e apoiam a conceção e implementação de conteúdos de formação profissional e metodologias de ensino e formação profissional. São projetos transnacionais que se baseiam na identificação de necessidades, existentes ou emergentes, em matéria de competências em setores específicos do mercado de trabalho e no melhoramento da adequação dos sistemas de ensino e formação profissional (EFP) às necessidades do mercado de trabalho. Há Alianças de Competências Setoriais centradas na identificação de competências (lote 1), Alianças de Competências Setoriais vocacionadas para a conceção e implementação de conteúdos de formação conjuntos EFP (lote 2) e Alianças de Competências Setoriais centradas na implementação de uma nova abordagem estratégica para a cooperação setorial em matéria de competências (lote 3). Esta ação tem um Convite à apresentação de candidaturas próprio.
  • Como o Portal eTwinning, a Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa (EPALE) e o Portal Europeu da Juventude, que garantem espaços de cooperação virtual, bases de dados sobre as oportunidades existentes, comunidades de intercâmbio de práticas e outros serviços online para professores, formadores e profissionais no domínio do Ensino Escolar e Educação de Adultos.
Atividades Jean Monnet
  • Visam aprofundar o ensino de disciplinas de integração europeia, no âmbito do currículo oficial das IES e conduzir, acompanhar e supervisionar a investigação de conteúdos relativos à UE para outros níveis educativos, como a formação de professores e o ensino obrigatório.
  • Visam melhorar a cooperação entre IES espalhadas pelo mundo, promover a cooperação e criar uma plataforma de intercâmbio de conhecimentos com intervenientes públicos e com os serviços da Comissão para divulgação de conteúdos da UE, destinados a promover o debate e a reflexão sobre os temas da UE e a melhorar o nível de conhecimentos acerca da UE e dos seus processos.
  • Para realizar atividades no domínio dos estudos e dos temas da UE e publicitar factos da UE entre um público mais alargado, para promover uma cidadania europeia mais ativa.
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