common.jump_nav common.jump_nav.

Notícias

10.01.2018

Programa Erasmus+ - Balanço e Perspetivas

O programa Erasmus+ foi o foco de uma reunião de reflexão realizada ao longo do dia de ontem, 9 de janeiro, no Teatro Thalia, em Lisboa.

O encontro teve como objetivo refletir e perspetivar o futuro do programa de mobilidade internacional em Portugal.

A Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior defendeu que o Erasmus+ não diz apenas respeito às instituições de ensino superior, mas a todos. Maria Fernanda Rollo recomendou repensar a mobilidade internacional em conjunto, com empresas, sociedade civil, comunidade académica e científica.

A reunião permitiu definir os desafios colocados no curto e médio prazo, sendo um deles o financiamento. A Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, Joana Mira Godinho, garantiu que tem sido defendido em Bruxelas um reforço do financiamento para o programa, nomeadamente para os países que mais precisam.

Na reunião foi ainda apresentado o Relatório Nacional relativo à Avaliação Intercalar do Programa Erasmus+ “A Avaliação Intercalar do Programa Erasmus+ em Portugal” pelo Prof. João Guerreiro e o Estudo sobre o Mapeamento de Redes do Ensino Superior no âmbito do Erasmus, pelo Prof. Mário Vale, da Universidade de Lisboa

A reunião decorreu após o anúncio que dá conta da atualização das bolsas Erasmus traduzida num aumento médio de 15% nas bolsas para a mobilidade de estudantes para estudos, de 10% nas bolsas para estágios de estudantes/recém-graduados e de 5% nas bolsas para mobilidade de pessoal docente e não-docente. 

common.back_top