Para garantir o sucesso de todos os alunos e melhorar as suas competências, a recuperação de aprendizagens é essencial.

Foi possível identificar áreas em que a intervenção é mais necessária, através da informação recolhida por via da monitorização do plano e da recolha de dados fornecidos pelas escolas e pelos instrumentos de aferição e provas nacionais, após a conclusão do Plano de Recuperação das Aprendizagens Escola+ 21|23.

A execução do plano de recuperação das aprendizagens neste ano deverá refletir um maior foco nas áreas identificadas. A disciplina de Matemática e algumas competências de leitura são exemplos onde deverá existir essa incidência. Os agentes educativos têm sido determinantes para colmatar as lacunas identificadas e, para a concretização de medidas, iniciativas, práticas e recursos que contribuíram para um progresso significativo dos alunos.

Neste contexto, o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares, disponibiliza um novo espaço que tem por objetivo congregar e divulgar, num único repositório acessível a todos, recursos (com variados formatos, temas e domínios), projetos, práticas de escolas e informação relativa a oferta de formação, entre outros. Pretende-se, assim, apoiar os docentes na sua prática letiva e valorização profissional, bem como promover nos alunos o desenvolvimento da sua autonomia.

A página Recupera, em atualização constante, oferece um conjunto alargado de recursos dedicados às disciplinas de Português e de Matemática, mas pretende chegar a outras componentes do currículo com informação e propostas de trabalho que potenciem o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Será também um espaço de destaque para a divulgação de recursos de apoio ao ensino e à aprendizagem, a partir dos resultados da avaliação externa, focados no desenvolvimento das áreas de conhecimento e de competências que mais foram influenciadas negativamente pela suspensão do ensino presencial.