A Comissão Europeia anunciou, hoje, os resultados da call 2022 para a iniciativa Universidades Europeias.

Com um orçamento recorde de 272 milhões de euros do Erasmus+,  nesta seleção 16 universidades europeias pré-existentes continuarão a receber apoio e quatro novas alianças poderão iniciar a sua cooperação. Juntamente com as 24 alianças selecionadas em 2020, existem já 44 universidades europeias que envolvem agora 340 instituições de ensino superior em capitais e regiões remotas de 31 países europeus.

Nesta call assinalamos o crescimento dos consórcios de que fazem parte a Universidade de Aveiro( ECIUn+ – ECIU University), a Universidade do Porto (EUGLOH 2.0) e a Universidade de Lisboa (Unite) e as entradas da Universidade do Algarve na SEA-EU 2.0 – The European University of the Seas Alliance, da Universidade Nova de Lisboa na EUTOPIA MORE – European Universities Transforming to an Open Inclusive Academy e da Universidade do Minho na ARQUS II – Arqus European University. Em termos de novas alianças contamos com a presença da Universidade de Évora na EU GREEN – European University alliance for sustainability: responsible GRowth, inclusive Education and ENvironment e do Politécnico de Coimbra na UNIgreen – The Green European University.

As universidades europeias são alianças de instituições de ensino superior de toda a Europa que cooperam em educação, investigação e inovação em benefício de estudantes, educadores e sociedade.

A vice-presidente Margaritis Schinas disse: “Se olharmos para as instituições de ensino superior da Europa individualmente, veremos que cada uma delas é um centro de conhecimento e inovação. Ao ligá-las e ao criar alianças transnacionais, permitimos que se tornem Campeões Europeus do Conhecimento; crescer ainda mais através da cooperação em educação, investigação e inovação. Estou convencida de que, em conjunto, as universidades europeias levarão o ensino superior na Europa a um novo nível. Parabenizo calorosamente todos os candidatos aprovados.”

Mariya Gabriel, Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude disse: “Hoje aproxima-nos da concretização da nossa visão para o sector do ensino superior na Europa: campus que se estendem entre universidades e cruzam fronteiras e disciplinas, onde estudantes, funcionários e investigadores de todas as partes da Europa podem desfrutar de mobilidade perfeita e criar novos conhecimentos juntos. Estamos orgulhosos por podermos fornecer um financiamento mais alto e de longo prazo para as alianças com o programa Erasmus+, e também por garantimos uma abordagem inclusiva, dando oportunidades instituições de ensino superior para aderir a alianças existentes ou para formar novas”.

Cada aliança recebe um orçamento de até 14,4 milhões de euros do programa Erasmus+ por quatro a nos. Isto representa um forte aumento em comparação com o máximo de 5 milhões de euros para três anos sob as call anteriores do Erasmus+. O concurso Erasmus+ European Universities 2022 foi estruturado em torno de dois tópicos: por um lado, oferecidos para fornecer financiamento sustentável para alianças bem-sucedidas já existentes de instituições de ensino superior  para perseguir sua visão de longo prazo. As 16 alianças bem-sucedidas aceitaram cerca de 30 novas instituições de ensino superior. Por outro lado, o apelo apoiou a criação de novos Universidades de toda a Europa, reunindo diversas instituições de ensino superior em torno de estratégias comuns visões.

Saiba mais sobre as  Universidades Europeias no site oficial da iniciativa e no espaço dedicado às Universidades Europeias no site da Agência Nacional.