Decorreu, entre os dias 4 e 6 de maio no Campus da Penha da Universidade do Algarve, a Atividade de Cooperação e Formação (TCA) | Encontro Internacionalização da Educação e Formação – Contributos do Programa Erasmus+.

A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação organizou este encontro internacional que se dividiu por três dias, onde foram abordadas variadas temáticas relacionadas com a internacionalização dos setores de Ensino Escolar, Ensino e Formação Profissional e Ensino Superior e que teve como principais objetivos melhorar a qualidade, definir e desenvolver a dimensão europeia nas organizações de todos os setores e reforçar temas de internacionalização e outros assuntos de interesse comum, como Gestão de Programas, Garantia de Qualidade ou Reconhecimento Académico.

Durante o primeiro dia promoveu-se o contacto entre os representantes das instituições inscritas e convidadas, num evento social que incluiu um passeio de barco pela Ria Formosa e um jantar.

abertura da TCA

No dia 5, já no Auditório do Campus da Penha, a manhã foi reservada para a apresentação geral da TCA, com o início da sessão marcado pelas palavras do Reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, da Diretora da Agência Nacional, Ana Cristina Perdigão, do Ministro da Educação, João Costa, e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Pedro Teixeira.

Seguiu-se uma intervenção inaugural de Laura Rumbley da European Association for International Education (EAIE), o lançamento da call para estudo sobre a internacionalização e os contributos do Programa Erasmus+ e o primeiro painel, moderado por Carla Martins da Universidade do Minho, que trouxe à discussão as estratégias de internacionalização do Ensino e Formação em Portugal.

nadia manzoni

O período da tarde, dedicado ao Ensino Superior, após umas notas introdutórias de Nadia Manzoni, representante da Direção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura da Comissão Europeia, teve também espaço para o debate de outros temas. O primeiro esteve relacionado com as universidades europeias e as perspetivas de futuro, num painel com representantes de Instituições de Ensino Superior, moderado por Alexandra Teodósio da Universidade do Algarve. Seguiu-se um outro grupo de convidados que partilhou a sua visão sobre a avaliação institucional e dos ciclos de estudo em funcionamento quanto à internacionalização e a acreditação de ciclos de estudo em associação (internacional), com a moderação de Sandra Soares da Universidade de Aveiro. A sessão contou ainda com o privilégio da intervenção, via Zoom, de Philip G. Altbach, da Faculdade de Boston, dinamizada por Ana Val-do-Rio da Universidade de Coimbra e, por fim, uma conversa conduzida por Denise Castilho de Matos do Instituto Superior Técnico, sobre experiências de apoio à internacionalização do Ensino Superior.

O terceiro dia deste encontro continuou a promover o debate, com a participação de representantes de instituições ligadas ao Ensino e Formação Profissional e o Ensino Escolar, todos moderados por técnicos da Agência Nacional.

escolas profissionais

Durante a manhã, mais dedicada ao Ensino e Formação Profissional, falou-se sobre mobilidade e internacionalização e experiência das escolas de hotelaria, sobre os traços distintivos de percursos de sucesso de alunos e de capacitação pedagógica de uma escola profissional, nomeadamente o projeto Erasmus+ ETHAZI, mas também sobre redes de solidariedade, destacando-se a participação de Uliana Vovk, uma aluna do Agrupamento de Escolas D. Dinis, que tem tido um papel ativo na integração de crianças e jovens refugiados ucranianos, fazendo a ponte entre estes e os professores.

Na tarde de dia 6, debateu-se sobre a mobilidade de estudantes no Ensino Escolar e o seu reconhecimento académico, terminando a lista de painéis uma apresentação do projeto “On the Edge”, seguida de uma conversa sobre a importância da rede e-Twinning.

A Diretora da Agência Nacional, encerrou o evento com uma mensagem de esperança e um agradecimento dirigido aos participantes.