Encontro MED NET 2025 em Malta
Depois da organização do encontro de 2024 em Évora, a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação marcou presença no MED NET – Mediterranean Networking Meeting 2025.
O encontro que reuniu, entre os dias 28 e 30 de abril, em Valeta, Malta, as Agências Nacionais Erasmus+ dos países do Mediterrâneo, teve como objetivo reforçar a cooperação regional no âmbito da implementação do Programa Erasmus+.
O evento, promovido pela Agência Nacional de Malta, decorreu no emblemático Forte de Santo Elmo, e contou com a participação de diretores e equipas técnicas das Agências Nacionais de Educação e Formação de vários países da bacia mediterrânica.
Ao longo de três dias, foram debatidos temas prioritários como:
-
Gestão de riscos e prevenção de fraudes nos projetos Erasmus+;
-
Formação de peritos externos;
-
Estratégias de comunicação e visibilidade do programa;
-
Preparação de Atividades de Cooperação Transnacional (TCA) com países parceiros como a Tunísia.
Neste encontro, para além dos contributos nos demais grupos de trabalho, a Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação de Portugal, Cristina Perdigão, a Coordenadora Erasmus+, Carla Ruivo, o chefe da equipa do Ensino Superior, Gustavo Alva-Rosa, o chefe da equipa de Contratação Pública, Pedro Martins e Paulo Almeida, chefe da equipa de Comunicação, Imagem e Eventos, apresentaram as principais conclusões do último encontro MED NET, realizado em Évora, reforçando o papel ativo de Portugal na dinamização desta rede de colaboração regional.
O encontro incluiu ainda sessões dedicadas a políticas europeias relevantes para a educação e formação, como o Relatório Draghi, a União das Competências e as perspetivas futuras da internacionalização da educação na região mediterrânica.
Para além das sessões de trabalho, o programa proporcionou momentos de intercâmbio cultural e networking, com destaque para a visita guiada ao Forte de Santo Elmo e um jantar cultural na cidade histórica de Mdina.
A próxima reunião MED NET será organizada pela Agência Nacional Erasmus+ do Chipre.
A participação de Portugal neste encontro reforça o compromisso com a cooperação estratégica entre países mediterrânicos, promovendo uma internacionalização mais sustentável, inclusiva e colaborativa no quadro do Programa Erasmus+.