EuroApprentices é uma Rede Europeia de Formandos que estiveram em mobilidade através setor do Ensino e Formação Profissional (EFP), no âmbito do Programa Erasmus+.
É uma rede de Embaixadores Erasmus+ no EFP, que tem o objetivo de reforçar, por um lado, a visibilidade da mobilidade para aprendizagem neste setor e, por outro lado, o compromisso social, os valores europeus e a cidadania ativa dos seus alunos.
Periodicamente, a Agência Nacional seleciona antigos alunos, no sentido de promover oportunidades inspiradoras e fortalecer o programa Erasmus+ no EFP.
Brevemente aceda aqui ao Booklet dos EuroApprentices 2024
A Rede
A rede dos EuroApprentices incentiva formandos que efetuaram uma mobilidade de formação profissional no estrangeiro a trabalhar em conjunto, a nível nacional e internacional. Esta LTA (Long-Term Activity) apela à presença de embaixadores Erasmus+, que são extremamente necessários para partilharem as suas experiências e motivarem as novas gerações de alunos do EFP.
Os membros da rede, além de se tornarem embaixadores do Erasmus+, ganham também preponderância na defesa dos valores mútuos comuns, contribuindo para que o cidadão comum adquira competências sobre o que é a União Europeia e os seus órgãos. Adicionalmente, o programa visa promover a igualdade de oportunidades, o acesso universal, a inclusão, a diversidade e a justiça em todas as suas iniciativas. As organizações e os participantes com menos oportunidades são o foco principal destes objetivos. A iniciativa EuroApprentices representa um conjunto diversificado de participantes de várias origens.
A rede EuroApprentices junta formandos num Encontro Anual, realizado em diferentes locais da Europa. O encontro é uma oportunidade para os EuroApprentices poderem reforçar a sua identidade enquanto Rede Europeia, partilharem as suas histórias individuais de mobilidades no estrangeiro e conhecerem outros formandos oriundos de outros países que pertencem à rede (ver no separador abaixo).
Os primeiros encontros da rede EuroApprentices foram realizados na Alemanha em 2017, na Áustria em 2018 e em Malta em 2019. Depois de uma paragem devido à pandemia, os Encontros Internacionais são retomados em 2022 em Praga, na República Checa e, em 2023, Portugal teve a oportunidade de receber o Encontro, tendo a Ilha Terceira, nos Açores, sido o local escolhido como destino.
Esta é uma oportunidade única para formandos portugueses continuarem a sua experiência e partilhá-la com orgulho, representando a sua instituição de envio e a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
Em 2017, as Agências Nacionais de Formação Profissional (EFP) da Áustria, República Checa, Alemanha, Dinamarca, Finlândia e Itália, criaram uma Rede Europeia para aprendizes e alunos de EFP.
Com o passar dos anos, esta rede expandiu significativamente e conta, atualmente, com as Agências Nacionais da Áustria, Bélgica, República Checa, Finlândia, Itália, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Espanha e Alemanha. Estas agências nacionais são responsáveis pelo recrutamento dos formandos, pela promoção da iniciativa nos seus países e pela organização anual do Encontro Internacional de EuroApprentices.
A rede EuroApprentices tem como principais objetivos:
- Dar um rosto e uma história pessoal à aprendizagem no setor do Ensino e Formação Profissional;
- Aumentar a visibilidade do Programa Erasmus+ a nível nacional e internacional;
- Criar uma comunidade europeia de embaixadores Erasmus+ do setor e facilitar a sua capacitação;
- Motivar outros formandos para participar em mobilidades;
- Aumentar a atratividade do Ensino e Formação Profissional;
- Fortalecer a participação na vida democrática e na Inclusão e Diversidade dentro da rede.
Os Embaixadores no EFP
Qualquer formando/a que está ou já esteve matriculado/a numa Instituição de Ensino e Formação Profissional Portuguesa e que participou numa mobilidade no âmbito de um projeto Erasmus+ do Ensino e Formação Profissional é elegível para ser Embaixador da Rede EuroApprentice.
Em sintonia com os objetivos da rede, o papel do Embaixador EuroApprentice é aumentar a visibilidade do programa Erasmus+ no seu país de origem e motivar outros formandos, empresas e instituições de EFP, a participarem no programa, ao partilhar a sua experiência de aprendizagem em mobilidade no estrangeiro e os benefícios a nível pessoal e profissional.
Os EuroApprentices desenvolvem atividades no sentido de incentivar e motivar outros jovens e formandos a:
- ingressar em instituições de EFP;
- realizar estágios e aprendizagem em contexto de trabalho;
- participar numa experiência Erasmus+ no estrangeiro.
Os EuroApprentices podem realizar a sua divulgação através:
- do uso das redes sociais para partilhar a sua experiência Erasmus+;
- da participação em seminários, conferências e outros eventos organizados por empresas, escolas de EFP, centros de formação e pela Agência Nacional;
- da passagem da informação sobre a sua mobilidade no estrangeiro;
- da partilha das suas experiências através de vários meios de comunicação, incluindo programas de TV, podcasts, jornais e revistas;
- da participação nos Encontros Internacionais de EuroApprentices;
- da participação na Semana Europeia do EFP.
Brevemente daremos início à fase de candidaturas para novos membros da rede EuroApprentices.
Estima-se que em novembro estejam selecionados os candidatos para participar no Encontro Nacional, no qual faremos dos novos Embaixadores do EFP 2025 os que irão representar a rede em eventos locais, nacionais e internacionais.
Em breve, poderão candidatar-se aqui.
Encontros
Os Encontros Nacionais de EuroApprentices têm como objetivo principal, a seleção dos Embaixadores do EFP para o período seguinte, que se pretende que seja de um ano.
Durante a pandemia e no ano seguinte, não foi possível realizar qualquer Encontro Nacional, resultando no facto de nos últimos quatro anos, terem sido efetuados apenas dois processos de seleção.
O concurso é de âmbito nacional e visa constituir uma rede de embaixadores do Ensino e Formação Profissional, promotores do programa Erasmus+ e dos valores europeus consagrados nos Artigo 2º. do tratado da União Europeia.
Para cada concurso, é realizado um regulamento e espera-se que os candidatos respondam a vários critérios, tais como uma carta de motivação ou um vídeo de apresentação.
Poderá, abaixo, visitar a página dedicada aos anos:
2024 (indisponível | em atualização)
Anualmente é organizado um Encontro Internacional de EuroApprentices, que se torna uma oportunidade única para os formandos portugueses continuarem a sua experiência e partilhá-la com orgulho, representando a sua instituição de envio e a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
O evento reúne formandos e ex-formandos oriundos de vários países da Europa, tendo como objetivo principal a partilha de experiências e, tal como a experiência Erasmus, pretende também criar nesta rede a ideia de identidade europeia única.
Abaixo, poderá visitar a página dedicada aos encontros de:
Angra do Heroísmo, Açores, Portugal, 2023 (indisponível | em atualização)