Ferramentas de Apoio (UE)

As Instituições têm à sua disposição algumas ferramentas, ou aplicações online, que servem de suporte a um conjunto de atividades ao longo do ciclo de vida dos projetos Erasmus+.

Outros recursos úteis

Aplicações disponíveis online

A Plataforma ERASMUS+ e Corpo Europeu de Solidariedade é a ferramenta de referência para o registo de instituições, submissão de candidaturas e gestão de projetos, no âmbito das ações descentralizadas do Programa ERASMUS+ (geridas pelas Agências Nacionais).
Entre outras, destacamos a secção “Oportunidades”, a partir da qual é possível conhecer todas as ações e convites abertos pelo Programa em determinada data e iniciar, preencher e submeter a proposta da entidade.
Consulte, ainda, toda a documentação e ligações de referência para candidatos e beneficiários.
Aceda à página aqui: https://webgate.ec.europa.eu/erasmus-esc/home/

É uma plataforma de gestão, colaboração e reporte para projetos no âmbito do Programa Erasmus+. Foi desenvolvida pela Comissão Europeia e deverá ser utilizada por todos os beneficiários dos projetos Erasmus+ geridos por Agências Nacionais.

Os utilizadores encontram e inserem nesta ferramenta informações sobre os projetos que gerem. Podem identificar os participantes, mobilidades, resultados e informações sobre o orçamento do projeto.

A ferramenta apoia o beneficiário na gestão das atividades do projeto e gera relatórios de participantes e beneficiários, com base nos dados de mobilidade introduzidos pelos utilizadores.

Sistema de Registo de Organizações (ORS) permite que as organizações que pretendem participar em ações descentralizadas do Programa Erasmus+ e do Corpo Europeu de Solidariedade se registem e obtenham um identificador único, o OID (Organisation ID), que é indispensável à candidatura às Ações geridas pelas Agências Nacionais.

Os candidatos que tenham já um PIC e se tenham anteriormente candidatado ao Erasmus+ ou ao Corpo Europeu de Solidariedade através das ANs não necessitam de se inscrever, uma vez que o PIC é automaticamente convertido no OID e será utilizado com o mesmo endereço de email associado ao EU Login.
Para mais informações, consulte o Guia do Registo de Organizações.

As organizações que pretendam participar tanto em ações descentralizadas como centralizadas dos Programas Erasmus+ e European Solidarity Corps devem utilizar ambos os sistemas, pelo que possuirão dois identificadores distintos, o OID e o PIC.

SEDIA Funding & Tenders portal, que veio substituir o Portal do Participante, é uma plataforma eletrónica utilizada para gerir as Ações Centralizadas do Programa Erasmus+, bem como a candidatura ao Selo de Qualidade do Corpo Europeu de Solidariedade. As organizações que pretendem participar nessas Ações têm de registar-se neste portal.

O registo neste portal dá origem a um código, PIC (Personal Identification Code), indispensável à submissão de candidaturas. Para iniciar uma sessão no portal, os utilizadores devem abrir uma conta no EU Login.

As organizações que pretendam participar tanto em ações centralizadas como descentralizadas dos Programas Erasmus+ e European Solidarity Corps devem utilizar ambos os sistemas, pelo que possuirão dois identificadores distintos, o PIC e o OID.

Esta base de dados dá-lhe acesso a descrições, resultados e informações de contacto de todos os projetos financiados ao abrigo do Programa Erasmus+ e de alguns dos projetos financiados no âmbito dos seus programas antecessores no domínio da educação, formação, juventude e desporto.

Aqui poderá consultar um conjunto de boas práticas e histórias de sucesso, ou seja, projetos que se distinguem em termos de relevância política, potencial de comunicação, impacto ou design.

O programa Erasmus+ disponibiliza apoio à aprendizagem de línguas para os participantes que realizam uma atividade de mobilidade.

Este apoio será disponibilizado, principalmente, através da plataforma eu | academy (OLS – Online Language Support) do Erasmus+, adaptada conforme necessário a determinados setores, já que a facilidade de acesso e a flexibilidade desta modalidade de ensino constituem uma vantagem para a aprendizagem de línguas.

Esta plataforma permitirá aos participantes avaliar, praticar e melhorar o seu conhecimento das línguas.

A eu | academy oferece aos participantes em atividades de mobilidade Erasmus+ de longa duração a oportunidade de avaliar as suas competências na língua que utilizarão nas suas mobilidades para estudar, trabalhar ou de voluntariado no estrangeiro.

Com a nova plataforma OLS, não há necessidade de atribuição de licenças, como anteriormente, sendo que a própria plataforma tem um curso de introdução e adaptação à mesma. Os participantes têm de criar o seu próprio EU login para poderem começar a usufruir.

Os atuais utilizadores da OLS devem continuar a sua aprendizagem de línguas com a nova plataforma eu | academy.

Atividades básicas de aprendizagem de línguas também estão disponíveis para o publico em geral, aqui.

Os participantes de mobilidade já podem acessar vários recursos no novo OLS e o número de recursos está a crescer rapidamente, como parte do plano de implementação.

O novo OLS é composto por duas partes distintas, ambas alojadas na eu | academy.

  • Open areaclique aqui para começar e descobrir alguns conteúdos básicos de aprendizagem de idiomas, disponíveis na versão anterior da OLS.
  • Ou, em alternativa, se pretender verificar a nova área principal da plataforma, onde cada vez mais conteúdo é carregado diariamente, carregue aqui para fazer um curso de idiomas com a OLS!

SABER MAIS

© 2022 – Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação