Festival das Línguas celebra multilinguismo e os 25 anos do Selo Europeu para as Línguas
Na sexta-feira, 26 de setembro, a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) acolheu o Festival das Línguas, uma iniciativa que assinalou o Dia Europeu das Línguas e comemorou os 25 anos do Selo Europeu para as Línguas.
Promovido pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (ANE+EF) e pelo Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa (CliC IPL), o Festival contou com a participação de várias personalidades e entidades que trabalham diariamente para reforçar a importância do multilinguismo na Europa.
A sessão de abertura contou com as intervenções do Presidente do IPL, António Belo, da Presidente da ESELx, Carla Rocha, da Coordenadora Erasmus+ da ANE+ EF, Carla Ruivo, da Diretora do CliC IPL, Antónia Estrela, e da responsável pela área do Multilinguismo da ANE+ EF, Teresa Moncada. Seguiu-se a inauguração da exposição “25 anos do Selo Europeu das Línguas”, que ficará patente junto ao Salão Nobre da ESELx até dia 10 de outubro.
Durante a manhã, o programa incluiu uma conferência proferida por João Raposo Pereira, em representação do Camões, I.P., dedicada ao carácter global e pluricêntrico da língua portuguesa e às iniciativas do Instituto no âmbito da aprendizagem, ensino e promoção da língua no mundo.
Foram ainda apresentados quatro projetos distinguidos ao longo dos últimos 25 anos com o Selo Europeu para as Línguas, exemplos de inovação e boas práticas na promoção e ensino das línguas estrangeiras:
- Kiitos4All, coordenado por Susana Esculcas (Câmara Municipal de Ponte de Sor) um projeto de ensino bilingue e múltiplas valências na Educação Pré-Escolar, que integra o ensino do inglês e da música no âmbito curricular;
- ICEPELL, coordenado por Ana Nunes (Universidade Nova de Lisboa) um projeto Erasmus+, que permitiu capacitar professores de inglês para integrar a Educação para a Cidadania no ensino da língua para crianças dos 5 aos 12 anos, utilizando picturebooks como ferramenta principal;
- Give me a Sign, coordenado por John Walker, (Centro Europeu de Línguas) é um projeto que visa responder às necessidades de formação em Língua Gestual através do Programa de Formação em Língua Gestual Para Estrangeiros;
- #EstudoEmCasa coordenado por Cláudia Torres, (Ministério da Educação, Ciência e Inovação), surgiu durante a pandemia COVID-19 para dar resposta às necessidades dos alunos após o encerramento das escolas, através da transmissão, na RTP Memória, de mais de 5000 aulas do 1.º ao 12º ano, incluindo aulas de Português, Francês, Português Língua Não Materna (PLNM), Espanhol, Inglês e Alemão.
Durante a tarde, estiveram em destaque projetos e iniciativas de vários institutos e associações no âmbito do ensino e promoção das línguas em Portugal.
Tim Perry, do British Council, falou sobre o IELTS, o teste de proficiência em inglês mais reconhecido ao nível mundial.
Isabel Cunha, da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), deu a conhecer o trabalho realizado pela AIMA neste âmbito, com destaque para o Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira.
A Associação Portuguesa de Professores de Francês (APPF) apresentou, através de Christina Deschamps, o projeto GIROFLE, um ciclo de formações acreditadas para professores de Francês Língua Estrangeira.
Por fim, Ana Maria Sousa, da Associação Portuguesa de Professores de Alemão (APPA), deu a conhecer o Projeto Escolas – Piloto de Alemão (PEPA), que promove o ensino do alemão.
O programa incluiu ainda a Mesa Redonda “Clubes de Leitura e a Promoção das Línguas” uma conversa moderada por Carina Rodrigues, professora na ESELx, dedicada à leitura enquanto exercício de cidadania, promotor da literacia e da atividade linguística. A mesa juntou as professoras Antónia Estrela, que trouxe para o diálogo o projeto LEReduca da ESELx, Fernanda Bonacho, que falou sobre o projeto Entrelinhas da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) do IPL, e Sara Leite, fundadora do Clube de Leitura do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) de Lisboa.
Para enriquecer este dia, marcado por testemunhos inspiradores e práticas de excelência, decorreram, em simultâneo, diversos workshops dedicados às línguas, nomeadamente Português Língua Não Materna, Inglês, Alemão, Italiano e Língua Gestual Portuguesa, proporcionando aos participantes uma experiência dinâmica e interativa.
O Festival das Línguas encerrou com um Picnic Literário, um momento de convívio, diálogo e partilha de experiências, onde os livros foram o prato principal.
Consulte a galeria de fotos do Festival das Línguas aqui
Outros destaques
- ANE+EF participa na UNIgreen 2026 International Conference
- Call 2026: Sessões de esclarecimento “Hora Erasmus”
- Convite a organizações que emitem certificados – Inquérito sobre políticas europeias
- Call for Stories: Partilha a tua experiência Erasmus+ na Europa
- Lisboa acolhe conferências do The Forum on Education Abroad