Gala Erasmus+ 2024
Viana do Castelo recebe, no dia 12 de dezembro a II Gala Erasmus+.
Promovida pelas Agências Nacionais Erasmus+ Educação e Formação e Juventude, Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, a II Gala Erasmus+ destacará o impacto transformador do Programa Erasmus+ e reconhecerá projetos e personalidades que contribuíram para o fortalecimento da educação e formação em Portugal e na Europa.
Esta II Gala Erasmus+ assinalará ainda a Call Erasmus+ 2025, com destaque para oportunidades e inovações no âmbito da educação e formação.
A abertura oficial contará com a presença de Carlos Manuel da Silva Rodrigues, Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Cristina Perdigão, Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, e Pedro Dantas da Cunha, Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, reforçando a importância da cooperação internacional e do papel do programa no desenvolvimento social e educativo.
A cerimónia de entrega dos Prémios Erasmus+ será liderada por Luís Alves, Diretor da Agência Nacional Erasmus+ Juventude, Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, e Cristina Perdigão, distinguindo nove categorias de boas práticas. O evento culminará com a entrega do Prémio Carreira, uma homenagem a uma personalidade que se destacou pela sua contribuição ao longo dos anos para a divulgação e implementação do Programa Erasmus+, com enfoque no Ensino e Formação Profissional.
Momentos artísticos e culturais vão complementar a celebração, encerrando com uma jornada dedicada à partilha, reconhecimento e celebração das boas práticas que moldam uma Europa mais inclusiva e inovadora.
A Gala Erasmus+ 2024 promete ser uma inspiração para todos os envolvidos no programa e um reflexo do compromisso contínuo com a excelência e a inclusão.
Conheça aqui o programa do Evento:
10:00 – Sessão de Abertura
- Carlos Manuel da Silva Rodrigues – Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo;
- Cristina Perdigão -Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação;
- Luis Nobre – Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo;
- Adriano Rafael Moreira – Secretário de Estado do Trabalho (TBC);
- Pedro Dantas da Cunha – Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa.
11:00 – Prémio EITA 2024: Conversa com Projetos Premiados
- Katia Cancela – Agrupamento de Escolas do Cerco, do Porto
- António Tomás – Agrupamento de Escolas do Barreiro
- Isaura Oliveira – OVAR Forma
- Maria de Lurdes Rodrigues – Agrupamento de Escolas de Valadares
11:45 – Apresentação da Call Erasmus+ 2025 nos domínios da Educação e Formação
- Carla Ruivo – Coordenadora Erasmus+, Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação
12:05 – Mesa Redonda
- Paulo Almeida – Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação
- Gustavo Alva-Rosa – Chefe de Equipa do Setor de Ensino Superior
- Isabel Gradil – Chefe de Equipa dos Setores de Ensino e Formação Profissional e Educação de Adultos
- Rute Agostinho – Chefe de Equipa do Setor do Ensino Escolar
12:30 – Almoço
14:30 – Abertura da Entrega de Prémios Erasmus+
- Luís Alves – Diretor da Agência Nacional Erasmus+ Juventude, Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade;
- Cristina Perdigão – Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação;
- Carla Mouro – Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade (TBC);
14:40 – Entrega de Prémios Boas Práticas Erasmus+ (Categorias 1 a 4)
15:50 – Apresentação artística
16:00 – Coffee break
16:30 – Continuação da Entrega de Prémios Boas Práticas Erasmus+ (Categorias 5 a 9)
17:30 – Entrega de Prémio Dedicação Erasmus+ 2024
18:00 – Encerramento com atuação artística