A Rede Eurydice publicou hoje o relatório temático  “Key Data on early childhood education and care in Europe – 2025”, uma análise detalhada do estado da educação e acolhimento na primeira infância (EAPI) em toda a Europa. Este estudo apresenta uma visão atualizada das políticas educativas nos últimos dez anos, introduzindo novos indicadores que refletem as prioridades emergentes nesta área fundamental para o desenvolvimento das crianças.

A edição de 2025 do relatório destaca questões centrais, como a inclusão, o financiamento e os salários dos profissionais de educação, apresentando ainda uma abordagem inovadora no âmbito curricular. Os temas abordados incluem a educação para a sustentabilidade, a consciência e segurança digital e a aprendizagem de línguas estrangeiras, reforçando a relevância de preparar as crianças para os desafios do futuro. O relatório oferece uma visão detalhada de 39 sistemas educativos europeus, evidenciando tendências gerais no continente, mas também explorando especificidades nacionais, constituindo uma ferramenta essencial para compreender os progressos realizados e os desafios que permanecem na garantia de uma EAPI de elevada qualidade e acessível a todas as crianças.

Como complemento à publicação, a Rede Eurydice disponibiliza uma infografia em língua portuguesa, que sintetiza as principais conclusões do relatório. Além disso, está acessível uma ferramenta interativa intitulada “Indicadores estruturais sobre a educação e acolhimento na primeira infância”, que permite explorar dimensões-chave relacionadas com o acesso, as orientações educativas e o perfil do pessoal educativo em 38 sistemas educativos.

O relatório completo e os materiais complementares podem ser consultados na secção da Rede Eurydice no sítio web da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e no portal da Comissão Europeia.