Grupo Europeu de Ética na Ciência e Novas Tecnologias (EGE)
Hoje, a Comissão Europeia nomeou os 15 novos membros do novo Grupo Europeu de Ética na Ciência e Novas Tecnologias (EGE).
O EGE aconselha em todos os aspetos das políticas e legislação da Comissão onde as dimensões éticas, sociais e dos direitos fundamentais se cruzam com o desenvolvimento da ciência e das novas tecnologias.
O grupo recém-criado reúne especialistas de alto nível de toda a Europa e do mundo.
Os seus membros têm uma compreensão abrangente dos desenvolvimentos éticos atuais e emergentes e trazem uma vasta experiência da academia, órgãos consultivos éticos e governamentais. A lista completa dos novos membros nomeados está disponível aqui.
Mariya Gabriel, Comissária para Inovação, Pesquisa, Cultura, Educação e Juventude, disse: A investigação e a inovação melhoram a vida das pessoas e o ambiente em que vivem. A experiência e a sabedoria dos 15 membros recém-nomeados do Grupo Europeu de Ética na Ciência e Novas Tecnologias ajudar-nos-ão a colocar os valores europeus no centro da transição verde e digital .
As nomeações seguem a renovação do mandato legal do EGE e a publicação do convite à apresentação de candidaturas no ano passado, reafirmando o compromisso da Comissão Europeia de incorporar a ética nas políticas da UE e promover a União como uma comunidade de valores. A nova composição do EGE reflete o amplo escopo interdisciplinar do grupo e representa uma ampla gama de conhecimentos nas áreas de ciências naturais e sociais, humanidades, filosofia, ética e direito.