A Agência Nacional está representada em Helsínquia, Finlândia, numa reunião preparatória das atividades de cooperação transnacional da rede EuroApprentices.

EuroApprentices, a rede europeia de formandos do Ensino e Formação Profissional que estiveram em mobilidade no âmbito do Programa Erasmus+, no setor do Ensino e Formação Profissional (EFP), incentiva o trabalho em conjunto a nível nacional e internacional, de modo a encorajar outros colegas a aproveitar as oportunidades do programa Erasmus+ neste setor.

O próximo encontro internacional de EuroApprentices será em Praga, República Checa, e é uma oportunidade para os EuroApprentices partilharem as suas histórias individuais de sucesso, conhecerem outros formandos e aprendizes europeus e reforçar a sua identidade enquanto Rede Europeia de colegas.

A reunião, realizada nas instalações da congénere finlandesa (EDUFI), além dos anfitriões, conta ainda com a representação das agências da República Checa, Espanha, Itália, Áustria e Polónia, onde se discutiram outras atividades, que vão decorrer até 2024, relacionadas com esta LTA (Atividade de Longa Duração).

Um dos pontos importantes, foi o anúncio de que Portugal irá acolher o Encontro Internacional de EuroApprentices em 2023. Este reconhecimento impulsionará a discussão das redes europeias de embaixadores no Ensino e Formação Profissional, capacitando novos membros para a disseminação do programa Erasmus+ e irá destacar a participação democrática como uma verdadeira prioridade na construção de uma identidade europeia.