A cidade de Espinho foi palco de mais uma etapa do Roteiro Erasmus+ Educação e Formação.

A comitiva da Agência Nacional foi recebida no Salão Nobre da Câmara Municipal pela Presidente Maria Manuel Cruz, num encontro que permitiu destacar o papel fundamental do Erasmus+ no desenvolvimento local e na capacitação, através das oportunidades do programa, de jovens e munícipes. Cristina Perdigão, diretora da Agência Nacional, destacou o papel fundamental dos municípios no apoio a instituições com menor número de trabalhadores e com menor capacidade financeira, proporcionando a sua participação através de consórcios liderados pela autarquia.

No Centro Multimeios de Espinho, diretores de agrupamentos escolares, professores e responsáveis por escolas profissionais participaram numa sessão de esclarecimento sobre as oportunidades do Programa Erasmus+. As Chefes de Equipa Isabel Gradil e Rute Agostinho apresentaram formas de potenciar a participação das instituições educativas, abordando as várias formas de participação no programa, boas práticas e necessidade das instituições desenvolverem as estratégias de internacionalização.

Sandra Borges, responsável pelo Europass, destacou ainda as vantagens desta ferramenta na valorização e reconhecimento das experiências de mobilidade.

O evento reafirmou a importância da colaboração entre instituições educativas e autarquias para ampliar o impacto do Erasmus+ e reforçar a inclusão e a qualidade das mobilidades internacionais.