A Agência Erasmus+ Educação e Formação esteve presente, no dia 17 de outubro, no V Encontro do Fórum das Instituições de Ensino Superior (IES) Portuguesas em Alianças de Universidades Europeias (FOR.UE.PT), que decorreu na Universidade do Algarve.

O evento reuniu representantes de instituições de ensino superior, dirigentes académicos e responsáveis por programas de cooperação internacional para discutir o futuro da internacionalização e das alianças universitárias europeias.

Na sua intervenção, Cristina Perdigão, Diretora da ANE+ EF, apresentou os desafios da internacionalização e o próximo quadro financeiro europeu do programa Erasmus+, sublinhando as oportunidades e prioridades estratégicas para o reforço da mobilidade académica, da inovação pedagógica e da cooperação interinstitucional.

A sessão de abertura foi conduzida por Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve, seguindo-se a apresentação da estrutura e dos objetivos do FOR.UE.PT por Paula Tavares, Vice-presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

O Fórum incluiu ainda a mesa-redonda “O Futuro da Europa – Union of Skills e Alianças Europeias”, moderada por Carla Ruivo, Coordenadora do Programa Erasmus+, com a participação de Manuel Heitor, ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e de Daniel Aragão, Presidente do Fórum Académico para a Informação Externa (FAIRe) e Rodrigo Carlos, Presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve.

Vanessa Vargas, Coordenadora-geral da CAPES Brasil/CAPES Global, dedicou a sua intervenção às parcerias internacionais além da Europa, reforçando o papel das universidades portuguesas como pontes globais do conhecimento.

O evento encerrou com a apresentação de conclusões, uma sessão de perguntas e respostas e um momento de despedida.

O FOR.UE.PT é um fórum dedicado à coordenação e promoção de estratégias portuguesas em alianças de universidades europeias, com o objetivo de enfrentar desafios comuns, melhorar a mobilidade e garantir financiamento sustentável. Desempenha um papel crucial na construção de políticas que moldarão as universidades do futuro, promovendo a competitividade e a qualidade do ensino superior europeu.