A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (ANE+ EF) esteve em Tallinn, na Estónia, para a segunda reunião presencial dos Pontos de Contacto das Agências Nacionais Erasmus+ para a Participação na vida democrática, valores comuns e participação cívica. Esta reunião foi organizada pela SALTO Participation & Information (SALTO PI), um centro de recursos que tem como objetivo desenvolver ações estratégicas e inovadoras para promover — de acordo com os objetivos da Estratégia Europeia para o Programa Erasmus+ — a participação na vida democrática.

Entre os dias 13 e 17 de outubro, 35 representantes das Agências Nacionais de 23 países estiveram reunidos para partilhar experiências, definir o significado de uma participação genuína e discutir como integrá-la de forma mais eficaz nas atividades do programa Erasmus+.

A pergunta de partida foi: Como podemos reforçar a participação na vida democrática dentro e através dos programas Erasmus+?

Os elementos presentes, que atuam como pontos de contacto para a participação nas suas Agências Nacionais, focaram-se em alguns aspetos práticos, como o novo programa Erasmus+ (2028-2034), qual o papel das Agência Nacionais Erasmus+ na disseminação da Participação Cívica e Democrática nos pelas organizações portuguesas e como desenvolver mais recursos para que todos os participantes tenham oportunidade de melhorar as suas competências para esta temática.

O programa Erasmus+ procura aumentar a participação de todas as pessoas, abrangendo um leque mais alargado de organizações e enfatizando a inclusão, as iniciativas verdes, a digitalização e o reforço da cidadania como prioridades-chave.

Neste âmbito, a ANE+ EF implementou a organização de grupos internos de trabalho sobre as prioridades horizontais do programa Erasmus+: Inclusão e Diversidade, Transformação Digital, Ambiente e Luta contra as Alterações Climáticas e Participação na Vida Democrática.