Centro Nacional Europass participa no OPTO 2026 em Albufeira
O Centro Nacional Europass de Portugal marcou presença no OPTO 2026 – XII Fórum de Educação e Formação do Algarve, realizado entre os dias 13 e 15 de maio, no Pavilhão Desportivo de Albufeira, a convite do Centro de Informação Europe Direct Algarve.
Promovido pelo Município de Albufeira, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o OPTO é o maior evento dedicado à educação, formação e orientação escolar e profissional na região, reunindo dezenas de entidades e milhares de jovens visitantes ao longo de três dias.
O Centro Nacional Europass integrou o stand do Europe Direct, partilhado com outros parceiros europeus — rede MOVE, Centro de Informação Jacques Delors (CIEJD) e rede SOLVIT — num espaço conjunto de divulgação de oportunidades europeias e de promoção da cidadania informada.

Ao longo do evento, a presença do Europass permitiu dar a conhecer aos estudantes e restantes visitantes a plataforma enquanto ferramenta gratuita da Comissão Europeia, que apoia a organização do percurso individual, a identificação de competências e a criação de CVs adaptados a diferentes oportunidades de educação, formação e emprego.
A participação neste fórum reforça o compromisso do Centro Nacional Europass em estar próximo dos cidadãos, em particular dos mais jovens, promovendo ferramentas e recursos que facilitam a gestão de competências e a mobilidade ao longo da vida.
Outros destaques
- Workshop prático “Elabora o teu CV Europass” capacita futuros enfermeiros na ESS-IPVC
- Comissão Europeia lança iniciativa para reduzir encargos administrativos aos cidadãos da UE
- EuroApprentices em Gdańsk: Jovens debatem Democracia, Identidade e Mudança na Europa
- ESN Portugal promoveu “Youth Policy Hackathon” para debater o futuro das políticas europeias para a juventude
- IES marca presença em reunião europeia sobre Participação Democrática