Nos dias 30 de setembro e 1 de outubro de 2024, a Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, foi o ponto de encontro para o I Encontro Ibérico de Internacionalização, uma iniciativa pioneira organizada pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e pelo Servicio Español para la Internacionalización de la Educación (SEPIE).

Este evento inédito, que reuniu mais de 120 participantes, incluindo representantes de instituições de ensino superior de Portugal e Espanha, bem como alunos, teve como objetivo promover o diálogo e a partilha de experiências no contexto da internacionalização e da comunicação no ensino superior.

A abertura oficial contou com discursos de Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve, Ana Cristina Perdigão, Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, e Alfonso Gentil, Diretor do SEPIE.

No seu discurso, Ana Cristina Perdigão destacou a importância de fortalecer as redes entre Portugal e Espanha para promover uma maior integração e internacionalização das instituições de ensino superior. Por sua vez, Alfonso Gentil reforçou o compromisso do SEPIE, entidade responsável pelo programa Study in Spain, em fomentar a colaboração entre universidades ibéricas.

Ao longo do primeiro dia, os participantes tiveram a oportunidade de assistir ao painel “Estratégias de Internacionalização e Impacto: A Contribuição da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e do SEPIE para a Internacionalização do Ensino e o Poder da Comunicação”. Moderado por Carla Ruivo, Coordenadora do Programa Erasmus+ na Agência Nacional Portuguesa, o painel contou com as intervenções de Denise Castilho de Matos, Coordenadora da Internacionalização da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, e Fernando Zapico Teijeiro, Assessor da Unidade de Internacionalização do SEPIE. Ambos os especialistas apresentaram as diferentes abordagens das duas agências na promoção da internacionalização e partilharam os desafios enfrentados para adaptar os seus programas ao contexto atual.

No mesmo painel, Paulo Almeida, Chefe de Equipa de Comunicação, Imagem e Eventos da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, e Miguel Ángel Milán, Chefe de Serviço de Comunicação do SEPIE, discutiram a importância da comunicação estratégica e as diferentes formas de promoção dos dois países como destinos internacionais para os estudantes e investigadores e na promoção das oportunidades de colaboração entre Instituição de Ensino Superior. A sessão incluiu ainda um espaço para perguntas e respostas, onde os participantes puderam debater as questões levantadas durante as apresentações.

Durante a tarde, o painel “Inovação em Comunicação e Marketing nas IES: Experiências e Perspetivas Futuras” foi moderado por Miguel Ángel Milán e contou com a participação de Dulce Caetano, Coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais do Instituto Politécnico de Coimbra, André Botelheiro, Coordenador do Gabinete de Comunicação e Protocolo da Universidade do Algarve, e Maria Goreti Sousa, Diretora dos Serviços de Ingresso e Apoio ao Estudante da Universidade do Algarve. Os oradores partilharam as suas experiências e discutiram estratégias para a promoção internacional das instituições de ensino superior, focando-se nas melhores práticas de marketing e comunicação digital.

De seguida, decorreu o painel “Estratégias de Internacionalização nas IES: Partilha de Experiências e Perspetivas Futuras”. Moderado por Gustavo Alva-Rosa, Chefe de Equipa do Ensino Superior da Agência Erasmus+, o painel contou com a presença de Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve, Pedro Amado de Assunção, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Leiria, María Teresa Aceituno, Vice-Reitora de Internacionalização da Universidad de Huelva, e Maria del Carmen Conti Jiménez, Diretora de Secretariado de Internacionalización Transversal da Universidad de Jaén. Durante o painel, os representantes das instituições partilharam casos de sucesso na implementação de estratégias de internacionalização, discutindo como estas contribuem para uma maior captação de estudantes internacionais e para a promoção de um ensino superior mais inclusivo e adaptado ao contexto global.

O primeiro dia de trabalho terminou com uma mesa redonda moderada por Fernando Zapico Teijeiro que reuniu dirigentes das instituições de ensino superior, como Carles Padilla Carmona representante para Assuntos Internacionais da Conferencia de Rectores de las Universidades Españolas (CRUE), Natália Espírito Santo, Diretora Geral da EIA Atlântica – Instituto Universitário, e José dos Santos Costa, Presidente do Instituto Politécnico de Viseu. A discussão focou-se nos desafios futuros para a internacionalização e nas oportunidades de colaboração entre as IES dos dois países.

O segundo dia do evento foi dedicado ao diálogo com os estudantes, promovendo um espaço para a partilha de perspetivas entre jovens de ambos os países. Moderada por Eva Garea Oya, Diretora de Projetos Internacionais da Universidade de Vigo, a sessão contou com a intervenção de Diogo Correia, Presidente da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico, Rita Tavares, Presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve, Patricia Bohórquez Pérez, estudante da Universidade de Huelva, e Macarena Ruiz Ramos, Responsável de Comunicação da Rede de Estudantes Erasmus de Espanha. Os estudantes partilharam as suas ideias e experiências na área da comunicação, o que os move, que instrumentos mais utilizam e qual a melhor forma de levar as mensagens aos jovens.

Na apresentação das conclusões, as perspetivas de técnicos, docentes e estudantes foram expostas por Magda Ferro, Coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais da Universidade Católica do Porto, Alexandra Teodósio, Vice-Reitora para a Internacionalização da Universidade do Algarve, e Macarena Ruiz Ramos, Responsável de Comunicação da Rede de Estudantes Erasmus de Espanha, respetivamente.

Ana Cristina Perdigão, Diretora da Agência Nacional Erasmus+, e Patricia Onieva, Assessora da Unidade de Internacionalização de SEPIE, encerraram o evento com palavras finais, sublinhando o sucesso do encontro e reforçando o compromisso com a cooperação ibérica na promoção da internacionalização do ensino superior e na criação de sinergias para a mobilidade académica e a inovação educativa.

O encontro terminou com uma atuação musical durante um momento de networking no rooftop do Auditório 4 do Campus de Gambelas, proporcionando um ambiente informal para o fortalecimento de redes e parcerias entre os participantes.

Este evento, organizado pelas agências nacionais responsáveis pela internacionalização do ensino superior em Portugal e Espanha (Study & Research in Portugal e Study in Spain), com o apoio da Universidade do Algarve, consolidou-se como um marco importante para a cooperação educacional entre os dois países e para a promoção de uma educação superior mais inclusiva e globalizada.