Internacionalização da Educação e Formação marcou o Dia da Europa
Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação reuniu, em Aveiro, especialistas para discutir os desafios e oportunidades do programa Erasmus+ em Portugal.
A 9 de maio 2024, no Dia da Europa, a Universidade de Aveiro foi o palco do evento, organizado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, Internacionalização da Educação e Formação em Portugal.
O evento incluiu uma programação diversificada, destacando-se a apresentação do estudo intitulado “Internacionalização da Educação e Formação: desafios e oportunidades do programa Erasmus+ em Portugal”, promovido pela Agência Nacional Erasmus+ e desenvolvido pela Universidade do Porto.
A presença de especialistas internacionais, como Laura Rumbley e Jody Hoekstra-Selten, da European Association for International Education (EAIE), proporcionou uma perspectiva sobre as tendências e desenvolvimentos da internacionalização do ensino superior na Europa.
O debate foi enriquecido com a participação de representantes de diversas entidades ligadas ao ensino e formação em Portugal, e contou com os comentários e reflexões do Professor Doutor Paulo Jorge Ferreira, Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), da Professora Doutora Maria José Fernandes, Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e do Professor Doutor José Manuel Silva, Membro da Direção da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP).
Durante o evento, a Agência Erasmus+ Educação e Formação apresentou a estratégia de apoio à internacionalização do ensino português para os próximos anos, que está centrada em três eixos principais:
- Atração e retenção de alunos, docentes e investigadores, através da promoção de oportunidades para estudantes, professores e investigadores estrangeiros, incentivando a sua permanência e contribuindo para a diversidade e excelência académica em Portugal.
- Promoção da marca “Study & Research in Portugal”, divulgando internacionalmente a qualidade e diversidade do sistema de ensino português, bem como as oportunidades de investigação e estudo disponíveis no país, procurando atrair um maior número de estudantes e investigadores estrangeiros.
- Capacitação e Divulgação, através do reforço na formação de profissionais e instituições na área da internacionalização, bem como a divulgação de boas práticas e oportunidades de cooperação entre instituições de ensino e formação portuguesas e estrangeiras.
Este evento não só proporcionou uma reflexão sobre o papel da internacionalização no contexto educativo português, mas também reforçou o compromisso de Portugal com a cooperação e a excelência académica no âmbito europeu e global.