A Comissão Europeia lançou a nova versão (5.1) do  manual ICM para a Call 2022, complementada com a secção sobre os beneficiários.

A nova versão 5.2, será divulgada mais no final do corrente ano com elementos adicionais, tais como a secção em falta sobre “project reporting” assim como os screeenshots das ferramentas de IT que estão neste momento em preparação.

Poderá consultar o novo manual aqui, ou mesmo na secção destinada à documentação do Programa para o Ensino Superior.

Deixamos aqui a mensagem da Equipa ICM da comissão e que abre o Manual.

Durante 35 anos, o programa Erasmus da União Europeia permitiu que mais de 4 milhões de europeus estudassem, estagiassem e ganhassem experiência no exterior.

Desde 2015, o Erasmus+ abriu oportunidades de mobilidade na área do ensino superior a indivíduos e organizações de outras partes do mundo. Através da “Mobilidade Internacional de Crédito” – ICM para abreviar – as IES europeias podem estabelecer acordos de mobilidade com parceiros de todo o mundo para enviar e receber estudantes e funcionários.

No novo Erasmus+ 2021-2027, a mobilidade internacional de estudantes e funcionários do ensino superior tem duas vertentes: uma apoiada pelos fundos de política interna (KA131) e outra pelos instrumentos de política externa1 (KA171).

Este último é a continuação do ICM (KA107) do período de programação 2015-2020, e o primeiro convite à apresentação de candidaturas foi lançado no convite 2022 do Erasmus+.

O Erasmus+ é uma ferramenta essencial para promover a conectividade interpessoal em todo o mundo através da sua dimensão externa, visando cimentar as ligações entre o Espaço Europeu da Educação e o resto do mundo.

Com base na experiência e nos ensinamentos retirados do período de programação anterior, o Erasmus+ 2021-2027 está fortemente alinhado com as prioridades geopolíticas da UE.

O que está nele para os indivíduos?
Os projetos ICM contribuem para fortalecer os vínculos sociais por meio de intercâmbios educacionais e mobilidade. O objetivo é apoiar estudantes e funcionários de instituições de ensino superior a adquirir e aprimorar as suas competências e aumentar a empregabilidade. A mobilidade para estudar ou estagiar aumenta as competências técnicas, interpessoais e interculturais dos alunos, bem como sua confiança, capacidade para atingir objetivos e abertura social e cultural. O staff pode adquirir novas competências para o seu desenvolvimento profissional, melhorar as suas competências linguísticas e conhecer novos métodos de trabalho.

O que há para as instituições?
O ICM visa apoiar o reforço das capacidades, qualidade e relevância para o mercado de trabalho e a sociedade nas instituições participantes e apoiar o intercâmbio de boas práticas.

Os projetos do ICM fortalecem os laços internacionais entre as instituições, dando aos parceiros a oportunidade de aumentar sua visibilidade em nível local e global. Ajuda a melhorar a qualidade do ensino superior.

Objetivo deste manual
Este manual visa apoiar as IES do Programa e dos Países Parceiros na implementação do seu projeto de ICM, desde a candidatura ao relatório final. Ele fornece informações sobre os principais documentos, regras e diretrizes.

Serve de guia às várias etapas que a instituição deverá tomar e indica onde obter mais informações. Este manual não substitui o Guia do Programa Erasmus+, ao qual deverá consultar para obter informações mais detalhadas.”