Vencedores do Prémio EITA 2024
A Comissão Europeia anunciou os vencedores do Prémio European Innovative Teaching Award 2024, onde se destacam 4 vencedores nacionais nas categorias de Educação Infantil, Ensino Primário, Ensino Secundário e Ensino e Formação Profissional.
A quarta edição do Prémio European Innovative Teaching Award (EITA) destaca a integração de práticas inovadoras nos sistemas educativos europeus, com foco especial no bem-estar de alunos e educadores.
Este ano, o tema central foi o “Bem-Estar na Escola”, que enfatiza a importância de uma abordagem holística para promover a saúde mental e física de todos na comunidade escolar.
Em 32 países europeus, foram reconhecidos 96 projetos em quatro categorias:
- Educação Infantil: 17 projetos
- Ensino Primário: 27 projetos
- Ensino Secundário: 31 projetos
- Ensino e Formação Profissional: 21 projetos
Os projetos vencedores abordam tópicos cruciais, como saúde física e mental, promoção de competências sociais e emocionais, e a criação de ambientes escolares que fomentem relações positivas e o desenvolvimento pessoal.
Portugal também está representado nesta lista de vencedores com 4 projetos que se destacaram pelo valor acrescentado que trazem ao ensino nas áreas da inclusão na educação infantil, segurança nas redes sociais, igualdade e relação intergeracional.
A saber:
Na categoria de Educação Infantil, o projeto “COLINC – Colaborating for Inclusion” do Agrupamento de Escolas de Valadares foi premiado. Este projeto, realizado em parceria com escolas da Croácia, Grécia, Itália e Eslovénia, destaca-se pela sua promoção da inclusão na educação infantil através da colaboração entre várias instituições europeias. Saiba mais sobre o projeto.
Na categoria de Ensino Primário, o projeto “Let’s Make Social Media Safe Again!” do Agrupamento de Escolas do Barreiro foi premiado, destacando-se pela sua abordagem inovadora para a segurança nas redes sociais. Saiba mais.
No Ensino Secundário, o projeto “Creating a New Inclusion Vocabulary” do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto foi reconhecido pela sua contribuição à aceitação da orientação sexual entre alunos e professores. Descubra mais aqui.
Na categoria de Ensino e Formação Profissional, o projeto “TSITour: Training on Social Inclusion in Tourism” de OVAR FORMA – ENSINO PROFISSIONAL foi destacado pela sua inovação na inclusão de idosos como contadores de histórias no setor turístico. Veja os detalhes.
Para assinalar este momento a Comissão Europeia desenvolveu 4 vídeos para promover os vencedores em cada categoria, os quais pode assistir aqui:
Educação Infantil (ECEC)
Ensino Primário
Ensino Secundário
Ensino e Formação Profissional (VET):
Parabéns a todos os vencedores e participantes! O Prémio EITA continua a ser um símbolo do compromisso europeu com a inovação na educação e o bem-estar de todos os envolvidos.
A Comissão Europeia lançou ainda o novo Portal dedicado ao Prémio e onde pode obter mais informações, não deixe de visitar: The European Innovative Teaching Award (europa.eu)