Entre os dias 10 e 13 de maio, realizou-se, no Sesimbra Oceanfront Hotel, o BMI/THE Global International Schools Forum & Workshop. Pela primeira vez, o Fórum teve lugar fora de Londres, tendo Portugal sido o país selecionado para acolher a edição de 2026.

O encontro reuniu 107 conselheiros e orientadores escolares provenientes de mais de 35 países, de geografias tão diversas como a África do Sul, Argentina, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, Índia, Moçambique, Reino Unido, Turquia ou Vietname. No total, estiveram representadas 82 instituições de ensino superior de todo o mundo.

A participação portuguesa contou com representantes de 22 instituições de ensino superior, que realizaram um total de 650 reuniões com os conselheiros internacionais, com o objetivo de apresentar a oferta formativa e os procedimentos de acesso ao ensino superior em Portugal, abrindo portas a futuras parcerias e à captação de talento internacional.

O programa arrancou com uma sessão promovida pela equipa do Study & Research in Portugal, dirigida aos conselheiros internacionais e centrada na apresentação de Portugal enquanto destino de estudo e no sistema de ensino superior nacional.

A agenda do evento incluiu ainda sessões informativas sobre requisitos e procedimentos de admissão ao ensino superior português e seminários de desenvolvimento profissional. Na noite de 11 de maio, realizou-se a receção oficial e o jantar dos Global Counsellor Awards, destinados a reconhecer o trabalho desenvolvido pelos orientadores escolares.

Após o encerramento dos trabalhos em Sesimbra, o programa prolongou-se até aos dias 14 e 15 de maio com um itinerário de visitas a diversas instituições de ensino superior portuguesas. Os conselheiros  internacionais tiveram a oportunidade de conhecer de perto diferentes campi, laboratórios e infraestruturas, testemunhando a inovação e a qualidade que caracterizam o meio científico e académico nacional.

Com a realização deste encontro, a iniciativa Study & Research in Portugal e o programa Erasmus+ Educação e Formação deram continuidade ao trabalho de promoção internacional do sistema de ensino superior português junto de redes internacionais de orientação escolar, reforçando o compromisso contínuo com a cooperação internacional e com a promoção da mobilidade de estudantes de todo o mundo.

Instituições de Ensino Superior portuguesas presentes:

 

  1. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  2. Universidade de Évora
  3. Universidade da Beira Interior
  4. Universidade de Coimbra
  5. Universidade de Aveiro
  6. Universidade Lusíada
  7. Egas Moniz School of Health & Science
  8. Instituto Politécnico do Porto
  9. Escola Superior de Saúde de Santa Maria
  10. Universidade NOVA de Lisboa
  11. Instituto Piaget
  12. Instituto Politécnico de Leiria
  13. Instituto Politécnico de Tomar
  14. NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
  15. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  16. CATÓLICA-LISBON School of Business and Economics & Católica Medical School
  17. Universidade Católica Portuguesa
  18. Escola Universitária Vasco da Gama
  19. Instituto Superior Técnico
  20. Universidade do Algarve
  21. Instituto Politécnico de Santarém
  22. Universidade do Porto

 

Aceda às fotos do Encontro: Portfólio IESuperior – Global Workshop | Sesimbra